A Praia do Forte é uma vilazinha baiana super charmosa que fica a cerca de 80km de distância da capital. Devido à proximidade, é muito frequentada pelos moradores e turistas de Salvador, especialmente aos finais de semana, que é quando a lugar ferve de gente em busca de festas e shows. Mas se a ideia é algo mais tranquilo, com menos gente e sem badalação noturna (no máximo, alguns restaurantes com música ao vivo), então o ideal é ir durante a semana.
Só fui conhecer a Praia do Forte agora, em janeiro de 2014. Mas o que me motivou a ir até lá não foram as festas, nem as praias ou as piscinas naturais. Lógico que tudo isso vem muito a calhar, também! rs. Mas o que eu queria mesmo era conhecer a maior base do Projeto Tamar do Brasil!! Sonho antigo da época de faculdade quando eu estagiei, por 3 meses, no Tamar de Dunas de Itaúnas, no Espírito Santo. Desde então, sempre que vou a algum lugar que tenha uma base do Tamar, eu faço questão de visitá-la e matar um pouquinho das saudades dessa época boa da minha vida e das "minhas" tartaruguinhas lindas!
Aí, dessa vez, aproveitando a viagem programada para Morro de São Paulo e Boipeba e do fato que teríamos que passar, pelo menos, uma noite em Salvador pois chegaríamos à noite, resolvemos ficar 2 noites na Praia do Forte (saiba
aqui como chegar até lá). Nos hospedamos no
Praia do Forte Hostel que, além de ser uma ótima opção e super em conta, também oferece entrada grátis pro Projeto Tamar, assim como em outros atrativos! Mas como chegamos lá de madrugada, tivemos apenas um dia para aproveitar o lugar. Então, não deu pra conhecer muita coisa. Nem mesmo nas famosas piscinas naturais nós fomos, pois a maré não estava favorável. Mas conhecemos o essencial: a praia e o Projeto Tamar.
|
A praia da Praia do Forte na maré alta, quando chegamos pela manhã, e na maré baixo, no meio da tarde. |
A base da Praia do Forte é, sem dúvida, a maior e mais linda que já visitei! Fiquei encantada com a variedade de coisas! São muitos tanques com tartarugas filhotes, adultas e de mais de uma espécie! Além das tartarugas, há tanques com outros animais marinhos também, como raias e tubarões.
Existem também alguns lugares temáticos onde se tratam de temas específicos como o trabalho de proteção e manejo das tartarugas marinhas. Há um tanque em formato de barco, onde há demonstração de ações referentes à captura incidental de tartarugas pela pesca. Muitas atividades têm dia e horário programados, como o Submarino Amarelo (um lugar escuro onde estão expostos alguns peixes abissais) e as alimentações dos animais nos tanques. É só ficar de olho no horário e nas placas com a programação.
No cercado de incubação, por exemplo, pode-se aprender sobre como é o trabalho de campo dos biólogos e veterinários do Tamar. É lá que ficam os ninhos de tartarugas que foram resgatados das áreas de risco próximas à Praia do Forte. Um dos pontos altos pra quem visita qualquer base do Tamar são as famosas e disputadíssimas aberturas de ninho, durante todo o verão, que é a temporada de desova das tartarugas. As tartaruguinhas geralmente, nascem durante a noite/madrugada quando a temperatura é mais baixa. Sempre tem alguém monitorando esse nascimento e responsável por levar as recém-nascidas até o mar, ainda durante a noite. Mas não são todas as tartaruguinhas que conseguem cavar os ninhos e subir até a superfície. Então, toda vez que registram nascimentos em algum ninho durante a noite, no dia seguinte à tarde, é feita a abertura desse ninho para ver se ainda sobrou alguma tartaruguinha, digamos, mais lentinha. E, geralmente, tem várias! Depois de retiradas todas a retardatárias de seus ninhos, é hora levá-las ao mar.
|
Cercado de incubação com os ninhos de tartarugas marinhas |
|
Depois de retiradas de seus ninhos, estagiários passam mostrando as tartaruguinhas recém-nascidas aos visitantes |
|
Hora de soltar as tartaruguinhas no mar |
As aberturas de ninho acontecem, geralmente, às 17hs. Mas, é bom conferir a programação com antecedência pois, como eu disse, os ninhos só são abertos quando há nascimento durante a noite anterior. Portanto, não há como prever. Só dá pra saber no dia mesmo.
Além de tudo isso, o centro de visitantes também possui restaurante e lanchonete, banheiros temáticos lindinhos e a tentadora lojinha do Tamar (onde eu sempre me acabo de comprar..rs).
|
Restaurante do Tamar com visto pro mar |
|
Banheiro super gracinha em formato de concha |
|
Lojinha tentadora do Tamar. Só coisa linda! |
PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE
Endereço: Av. Farol Garcia d'Ávila s/n, Praia do Forte, Mata de São João - BA
Telefone: 71 3676-1045
Horário de funcionamento: 09:00-17:30 (no verão: 08:30-18:00).
Ingresso: R$ 16,00
Estive 2 vezes lá, mas faz teeeempo, em 2000 e 2004, então nem tenho fotos boas, Vou recomendar seu post lá no meu! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/12/voce-conhece-o-projeto-tamar.html
ResponderExcluirBacana, Fernanda!!! :-)
Excluir