* A hospedagem no Praia do Forte Hostel foi parcialmente patrocinada pela HI - Hostelling International em parceria com a RBBV - Rede Brasileira de Blogs de Viagem.
A Praia do Forte é, geralmente, um destino de final de semana para quem mora e também para quem visita Salvador. Mas achei a vila tão bonitinha que acho que ela merece mais do que apenas um bate e volta! O problema é que muita gente desiste disso porque a Praia do Forte é um destino caro. Até porque são os grandes resorts e hotéis é que dominam a região! Mas a boa notícia é que dá sim pra ficar na Praia do Forte sem gastar horrores! Fui pra lá em janeiro e fiquei 2 noites no
Praia do Forte Hostel, hostel super bonitinho que faz parte da rede HI. E super recomendo! Quer saber o por quê?
Pra começar, a localização é muito boa. O hostel fica bem no início da vila, ao lado dos bancos e perto de tudo, dos bares, restaurantes, lojas, mercados e também da praia. Ainda fica bem próximo ao ponto dos ônibus pra Salvador.
|
Localização do hostel na vila da Praia do Forte |
O Praia do Forte Hostel foi um dos hostels pioneiros no Brasil. Inaugurado em 1997, apenas com o andar de baixo, ganhou o 2° andar dez anos depois, em 2007, e já há planos para ampliá-lo novamente. Atualmente, são pouco mais de 20 quartos para 2, 4 ou 6 pessoas, entre privativos e compartilhados. Todos eles são virados para o pátio central e, ao invés de números, cada quarto recebe o nome de um animal diferente! Fofo não?
Eu e minha amiga ficamos hospedadas no quarto golfinho, para 6 mulheres e com banheiro privativo. E esse banheiro dentro do quarto me salvou! É que eu passei muito mal na minha 2°noite lá! Não gosto nem de pensar no que aconteceria se minha cama não fosse ao lado do banheiro pra eu poder ir e voltar mil vezes durante a madrugada!
O quarto é espaçoso. Há um armário individual, numerado conforme a cama, para cada pessoa guardar os pertences. Os beliches são de madeira e bem firmes, dá pra mexer na cama tranquilamente sem incomodar quem está dormindo em cima ou embaixo. Os colchões e travesseiros também são muito bons. E quando você faz o check-in, recebe roupa de cama e toalha para utilizar durante sua estadia, assim você tem certeza que elas estão realmente limpas!
Mas teve algo que eu senti falta: tomadas! Só existiam 2 tomadas no quarto que era pra 6 pessoas! Eu sempre viajo com um T (benjamim) e o quarto não estava lotado, então até deu pra gente se virar! Tudo bem que quando o hostel foi construído, em 1997, ninguém imaginava que seríamos tão dependentes de tomada como hoje em dia, né? Mas, de toda forma, é um problema! Problemas do mundo moderno.. rs.
|
Quarto feminino para 6 pessoas com banheiro privativo. |
|
Banheiro privativo |
No segundo andar, além dos quartos, há uma sala ampla com tv, dvd e sofás. No primeiro andar, a recepção fica logo na entrada. Ao lado, existem alguns computadores para uso dos hóspedes. Há também uma geladeira com água, refrigerante e sanduíches frios, com preços mais bem mais acessíveis.
|
Segundo andar do hostel |
|
Recepção no 1° andar |
Na entrada do hostel, ao lado do estacionamento, há uma varanda com cadeiras e bancos! Ótimo lugar pra ver o movimento e jogar uma conversa fora.
|
Entrada do hostel e estacionamento |
No fundo do hostel, tem outra varanda com algumas mesinhas e redes, que ficam ao lado da cozinha de uso comum. É nesse mesmo local que é servido o café da manhã que, aliás, é bem gostoso e variado.
Além de tudo, o staff é super atencioso, prestativo e simpático. Resolveram todos nossos "problemas", tiraram nossas dúvidas, nos deram dicas do que fazer, onde comer, etc.
Enfim, o Praia do Forte Hostel é uma ótima opção para conhecer o lugar sem gastar uma fortuna!! Mas, não dá pra falar que o hostel seja exatamente barato, pois não é! Só que, pros parâmetros da Praia do Forte, onde tudo é carérrimo, pode acreditar que esse preço é excelente! É como eu sempre digo: tudo é uma questão de referencial!
Mas se serve de consolo, todo mundo que fica hospedado no hostel recebe uma pulseirinha, tipo a do Senhor do Bonfim, que dá direito a entrada grátis na principal atração da Praia do Forte: o Projeto Tamar, além do Instituto Baleia Jubarte. E rolam, também, descontos em outros atrativos e restaurantes da vila! Sem falar que, a cada dia, há um passeio com desconto que você pode reservar no próprio hostel. É só ficar de olho no quadro ao lado da recepção! Com tudo isso, já dá pra economizar uma graninha boa, né?
|
Pulserinha que dá desconto em vários atrativos da Praia do Forte |
|
Programação de descontos para os hóspedes do hostel! |
Mais informações:
Endereço: Rua da Aurora, 3 – Praia do Forte. Mata de São João/BA.
Fone: (71) 3676-1094
E-mail: praiadoforte@albergue.com.br
Site:
www.albergue.com.br
Facebook:
www.facebook.com/albergue.praiadoforte
*Agradeço a todos do Praia do Forte Hostel pela ótima estadia e à rede HI, em parceria com a RBBV, pela hospedagem! Obrigada!
Estive nesse albergue em 2004 e não gosto muito de dividir banheiro com desconhecidos, mas estava em um quarto de 6 com + 5 amigas... A localização é ótima, dá pra ir andando para todos os cantos.
ResponderExcluirVerdade, Fernanda! Banheiro é algo realmente complicado! Principalmente em casos de aperto como o meu! rs. Mas faz parte! hehe
Excluir