Não sei vocês, mas uma das maiores dificuldades que tive quando decidi fazer um intercâmbio foi escolher a escola de inglês na qual eu estudaria! Procurei muito, li muito a respeito de cada uma, conversei com várias pessoas até optar por aquela que me pareceu ser a melhor escola... pra mim!
COMO ESCOLHER UMA ESCOLA DE INTERCÂMBIO
PRIMEIROS QUESTIONAMENTOS
Acredito que todo mundo pretende estudar em uma escola boa, certo? Mas antes de mais nada é preciso que você se pergunte o que exatamente uma escola precisa ter pra ser boa? Vou fazer uma listinha aqui pra te fazer pensar. Vamos lá:
- Você procura uma escola mais séria ou descontraída?
- Com um método de ensino mais tradicional ou moderno?
- Prefere estudar numa escola pequena ou grande?
- Localização, infraestrutura e material didático são importantes ou não?
- E o número de alunos por turma? E a idade deles? E a nacionalidade?
- Você procura atividades extraclasse e extracurriculares?
- A experiência dos professores experientes conta?
- E os prêmios e certificações da escola?
Tendo essas, e outras tantas, coisas em mente fica mais fácil começar a busca pela escola ideal! Analise os sites, e também as redes sociais, das escolas para saber o que elas oferecem. Procure fotos da escola e a opinião de alunos que já estudaram lá, converse com alguns para saber o que mais gostaram e o que menos gostaram. Filtre tudo! Pese os pós e os contras. Pondere e faça sua escolha conscientemente!
PREÇO
Vocês devem ter sentido falta do item preço, no tópico anterior, né? Foi proposital! Apesar de ser um dos principais fatores, o preço de um intercâmbio não pode nunca ser o único critério de escolha!Claro que ele é essencial e que influencia, e muito, na sua escolha. Mas lembre-se que fazer um intercâmbio é uma experiência única e não é nada barata. Vários fatores vão influenciar aí a sua experiência e, pode ter certeza, a escola é uma das principais.
Não adianta muito você pegar a escola mais barata e ter uma experiência ruim. Não estou falando que as escolas baratas são ruins, assim como não quer dizer que a escola mais cara seja a melhor! Mas procure saber sobre o que a escola oferece, se realmente ela preenche aos seus requisitos, se ela vai te ajudar a aprender/melhorar seu inglês, se vai te dar suporte e outras coisas mais.
Cuidado com as promoções! Todo mundo adora uma promoção, claaaro! Mas procure se informar direitinho de todos os detalhes. Veja se é mesmo uma promoção real e se não terá que pagar nada a parte quando chegar lá! Também tenha cuidado com a conversa fiada de muitas agências que te forçam a a fechar rápido porque "só tem mais 1 vaga disponível" ou porque "hoje é o última dia da oferta". Isso quase nunca isso é verdade.
Sabe aquele famoso barato que sai caro?! Pois é! Não decida nada de forma precipitada, no calor dar emoções. Pense bem antes, analise os prós e os contras e pesquise muito! E tente achar o melhor custo x benefício pra você, de acordo com o dinheiro que você tem disponível e suas expectativas.
Outra coisa a ser levada em conta é a época do ano. Pode até ser mais barato fazer um intercâmbio no auge do inverno, mas será que você vai mesmo se adaptar ao frio congelante? Lembre-se uma coisa é passar um frio de 10 graus, outra bem diferente, é pegar temperaturas negativas. Será que não é melhor pagar um pouco mais caro e ir em outra época?
Eu fiz meu intercâmbio em Malta, no auge do verão europeu, e tive que pagar uma "taxa de verão "extra! Ficou mais caro, claro! O ideal talvez fosse ir em outra época. Mas eu só tinha a opção de ir no verão ou no inverno! E Malta, definitivamente, não é um lugar pra se visitar no inverno! Teve gente que foi e gostou, ok! Vai de gosto, né? Mas pensa só: se você está indo pra um país que é uma ilha, cercada de belas praias por toooodos os lados, provavelmente é porque você curte muito praia, né? Vai o sentido de você não poder aproveitar as praias? De pegar pegar tempo ruim e chuvas constantes? Será que vale mesmo a pena ir no inverno só pra economizar?
E esteja sempre aberto a novas opções. Que tal pesquisar outras cidades também? Fazer um intercâmbio em Malta ou na Irlanda vai ser bem mais barato do que em Londres ou em Nova York, por exemplo. Outra opção é você ficar menos tempo do que havia planejado inicialmente, ou então esperar mais um tempinho até juntar mais dinheiro.
O importante é pensar bem antes de tomar qualquer decisão!
PESQUISE MUITO
Mesmo que você escolha fazer tudo através de uma agência. Não se acomode ou se deixe levar apenas pela opinião do atendente. E aqui vale a dica também para pesquisar não só sobre as escolas, mas também sobre as agências. Afinal de contas, todo o seu intercâmbio está na mão deles. Cuidado com agências picaretas. Cuidado com agências que só querem ganhar em cima de você.
Pesquise as opções de escolas por conta própria antes de bater o martelo. Nem sempre a opção que o atendente te sugere, seja por causa de parcerias, ou porque irá ganhar uma comissão maior, ou porque todo mundo vai pra uma escola X, será a melhor! Como diria sua mãe: você não é todo mundo!
Pesquise e escolha a escola que tem mais a ver com o que você procura. Faça uma uma listas das escolas e vá anotando as que você não gostou, as que achou apenas OK e as que gostou muito. E aí procure ler mais respeito de cada uma. Pergunte pra quem já estudou nas escolas. Leia blogs de pessoas que fizeram intercâmbio e escreveram sobre suas experiências.
Eu tenho 2 posts, contando sobre a MINHA experiência de intercâmbio aqui no blog, que são super acessados. Escrevi um sobre a escola que eu estudei quando fiz meu intercâmbio: Como é estudar na EC Malta e outro sobre Intercâmbio depois dos 30.
Entre em grupos de Facebook específicos da cidade onde você irá estudar (sempre rola um "Brasileiros em..." ou "Intercâmbio em...") para saber sobre as escolas e sobre o dia a dia da vida de estudante, etc. A interação com outras pessoas que já passaram ou estão passando por um intercâmbio ou até mesmo que estão planejando fazer um, é super rica em vários sentidos.
Sempre que entrar em qualquer gripo do Facebook, dê uma procurada pelo assunto antes. Basta escrever o que procura nessa caixinha e clicar na lupinha! Simples assim! |
A MINHA EXPERIÊNCIA
Acho importantíssimo, você verificar se a escola fazer parte de algum grupo ou organização que a licencie a funcionar na cidade em questão. Parece óbvio, mas não é! No caso de Malta, o primeiro passo é verificar se a escola que você selecionou é membro da FELTOM (The Federation of English Language Teaching Organisations Malta), uma organização que estabelece padrões de qualidade para as escolas de inglês maltesas. No caso de outros países, procure saber se existe alguma organização semelhante. Ou, pelo menos, se a escola possui outras certificações do gênero.
Eles são uma agência lá de Malta que tem parcerias com várias escolas e que possuem, inclusive, acomodação própria também. E o melhor, eles não cobram comissão para consultoria nem taxa extra ou coisa do gênero! Pelo menos, comigo foi assim!
PORQUE ESTUDAR NA EC?
O grande problema, pra mim, era o preço! EC é uma das escolas mais caras de Malta! Eu tinha até cortado ela no início, mas acabei reconsiderando. Pensei muito e fiz muitas contas mas decidi que o investimento valeria a pena! E achei que foi um excelente custo x beneficio! Indico a escola de olhos fechados. E quando eu fizer um novo intercâmbio, com certeza a escola será uma das minhas primeiras opções.
Boa sorte!
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Olá Renata,
ResponderExcluirEstou amando seu blog, acabo lendo e relendo todos os dias.
Bom, pretendo fazer um intercâmbio em Malta em Julho e não achei no blog nada sobre como escolher moradia etc. Gostaria de saber se já escreveu sobre isso, pq nesse texto sobre "como escolher a melhor escola" li que falou que ia escrever sobre como achar a moradia em um próximo post, porém ainda não achei.
Obrigada por todas as Informações!!
Andiara
Oi Andiara, tudo bem?
ExcluirQue ótimo que está gostando, fico feliz!!
Realmente eu estou devendo muitos posts sobre Malta ainda e o da hospedagem já está no rascunho até.
Bom, mas resumindo, eu fiquei num hostel 15 dias e depois aluguei um quarto pelo AirBnb, conhece? www.airbnb.com.br
Fiquei mais em conta do que se eu tivesse fechado um apartamento ou um quarto pela escola!
Boa sorte! E aproveite muuuuuuuito Malta!!
Oi Renata
ResponderExcluirDefinitivamente, teu blog foi fundamental na minha escolha por Malta. Tudo muito esclarecedor e convidativo!
Tenho algumas dúvidas ainda, se você puder ajudar, agradeço!
- Qual cia aérea ou site você utilizou para comprar a passagem aérea? Tem alguma dica para comprar promocional?
- Como você morou longe da escola, utilizando ônibus todos os dias, o valor não se equilibrou?
- Quais cidades você indica, que se possa ir a pé, próximas a St. Julians?
- Quais cias ou sites você utilizou no momento de viajar para a Espanha? É tranquilo conhecer outros lugares da Europa vivendo em Malta?
Obrigado, Andressa!
Oi Andressa, tudo bem?
ExcluirQue ótimo! Muito obrigada!
Vamos lá:
- Eu fui de Alitalia pq foi o preço mais em conta que encontrei! Mas procurei em todas! Costumo usar o kayak e o google fligths pra pesquisar passagem.
- Preço se equilibrando com o que? Residência estudantil? Se for, nem se compara!! Morei "longe" apenas metade do tempo. Mas independente disso, a passagem custa só 1,50 e vale pro dia todo (também existem passes semanais mais baratos). Então acabava que eu ia ter que comprar passagem mesmo pra fazer alguma outra coisa durante a tarde e a noite, aí ela acabava saindo "de graça". Pois mesmo quando eu me mudei pra perto da escola e ia a pé pra aula, eu tinha que pegar bus pra conhecer outros lugares.
- Lá você consegue fazer muita coisa a pé pois as cidades são como bairros. É tudo muito perto. Mas o ônibus roda tudo também! Então é tranquilo! Agora, próximo a St Julians, que tenha algo interessante e que dê pra ir a pé, acho que só mesmo Sliema (a cidade "longe" onde fiquei hospedada no começo da viagem).
- Sinceramente já não lembro mais em qual cia aérea comprei a passagem pra Barcelona, já voei em tantas.. rs. Mas sempre pesquiso nos sites que citei acima! Fui pra Barcelona no final da viagem e fiquei uma semana lá. Agora, pra fazer bate e volte de fim de semana, EU particularmente não acho que valha a pena não! 2 dias é muito pouco tempo pra você "conhecer" qualquer lugar que seja. Talvez valha a pena ir pra Sicília que é bem ali do lado, mas é só! Não sei quando tempo você vai ficar, mas tem muito o que você conhecer por lá! Eu fiquei um mês e fui embora sem conhecer várias coisas!
Boa viagem!
Ola,parabéns pelo post.
ResponderExcluirEstou querendo fazer um intercambio de ferias 04 semanas, devo levar necessariamente EURO?
Obrigado
Oi Bruno, tudo bem?
ExcluirObrigada!
Se você for pra Malta, com certeza você terá que levar euros, já que é essa a moeda do país!
Você tinha pensado em levar outra moeda? Qual?
Seiq ue é uma pergunta relativa, mas estou querendo ir passar 4 semanas em Malta e estou pesquisando sobre quanto eu preciso levar para passar um mês levando em consideração que quero conhecer os lugares, porem não quero ostentar muito rs
ResponderExcluirOi Dávilla, tudo bem?
ExcluirRealmente é algo bem relativo! Eu levei mil euros e foi de boa! Alguns amigos levaram o dobro e gastaram tudo, e teve gente que ainda precisou de mais! Assim, como outros gastaram bem menos de mil. Vai muito do tipo de lugar que vc come, se sai à noite, se bebe, se faz muitas compras, passeios com agências ou por conta própria... é bem relativo mesmo!