Se tem uma coisa que eu adoro fazer é ver os lugares do alto, Seja na natureza ou nas cidades. a vista do alto é sempre bela. Em Santiago, existem 2 ótimos lugares para observar a cidade do alto:
o Cerro Santa Lucia e o Cerro San Cristobal. (Pra quem não sabe,
cerro em espanhol, significa
morro). Os dois lugares são bem bacanas, mas bem diferentes entre si também. O Cerro San Cristobal é enorme, cheio de atrativos e fica aos pés da
Cordilheira dos Andes. Já o Cerro Santa Lucia é bem menor e fica no meio da cidade. Dá só uma olhada no mapa abaixo:
|
Mapa de localização dos Cerros Santa Lucia e San Cristobal (que nem cabe inteiro nessa foto). |
Apesar de suas diferenças, uma coisa os dois têm em comum: uma bela vista de Santiago. Mas não dá pra comparar, não existe uma vista mais bonita que a outra, elas são diferentes. O Cerro San Cristobal é mais contemplativo, você sobe de funicular, sem esforço e fica lá observando a vista. Já no Cerro Santa Lucia rola um pouco mais de interação, já que você vai subindo gradativamente pelas escadas e tem vários mirantes no caminho pra apreciar a vista que é bem mais próxima, já que ele é mais baixo que San Cristobal, de onde se vê a cidade praticamente toda lá de cima.
Tá na dúvida? Melhor visitar os 2 lugares e escolher, você mesmo, o seu Cerro predileto. Ou não, né? Quem disse que tem que escolher? Quem disse que não pode gostar dos 2 igualmente? Pooode, claro!
Quer saber o que vai encontrar em cada um deles? Dá uma lida aqui:
Cerro Santa Lucia
Onde? Av. O'Higgins esquina com Santa Lucia
Como? Metrô Santa Lucia (linha 1 - vermelha)
Quando? Diariamente de 09hs às 19hs
Quanto? Entrada gratuita
Um verdadeiro refúgio verde no centro da moderna Santiago. E o mais bacana é que ele é um parque vertical, coisa nada comum aqui no Brasil. Portanto, já preparado para subir escadas, porque elas são muitas!! Mas, calma, tem várias paradas bacanas até chegar lá em cima, no topo. Até porque a idéia aqui não é simplesmente chegar ao topo, que nem é a parte mais legal. O bacana é ir curtindo cada pedacinho do parque (o Cerro Santa Lucia é um Parque Municipal).
Logo na chegada, você já vai se deparar com uma pequena fonte e belas esculturas. Subindo poucos degraus, você chegará à
Terraza Neptuno, que tem uma fonte linda decorada com esculturas. Ali é tradicional jogar uma moedinha e fazer um pedido!
|
Cerro Santa Lucia |
|
Terraza Neptuno |
|
Terraza Neptuno |
Subindo mais um bom lance de escadas (ou rampas, se preferir) você chegará à Terraza Caupolican. O nome do lugar se deve ao guerreiro Cupolicán da tribo Mapuche que está representado por uma estátua no alto de uma rocha. Dali já dá pra se ter uma bela vista da cidade. Se for no verão, aproveite para fazer uma paradinha estratégica em um dos banquinhos à sombra e cercados por canteiros de flores enquanto saboreia um sorvete ou o típico e refrescante Mote com Huesillos (uma bebida tipicamente chilena que consiste em um chá de caramelo gelado com grãos de trigo cozidos - o mote - e pêssegos desidratados - o huesillo.
Continuando o passeio e subindo as escadas pelo lado esquerdo, você passará pelo belo sepulcro de
Benjamin Vicuña Mackenna, que foi o principal responsável pelo Cerro Santa Lucia ser o que é hoje.
|
Terraza Caupolican |
|
Sepulcro de Benjamin Vicuña Makenna |
E, por fim, suba o restante das escadas para chegar até a
Torre Mirador e ter uma bela
vista de 360° da cidade. Todos os dias, ao meio dia, acontece o
canhonaço, que é um tiro (super alto) de um canhão que está localizado logo abaixo da Torre Mirador. Nós estávamos exatamente em cima da torre na hora do tiro e quase morremos de susto, pois não tínhamos visto o canhão (ele fica escondidinho e só aparece na hora do tiro, tipo um cuco de relógio mesmo... rs) e ficamos sem saber o que era aquele barulho tão estridente e próximo.
|
Desce do mirante pelo lado contrário que subiu e conheça a Plaza Pedro de Valdivia |
|
Esses banquinhos fotos da Plaza Pedro de Valdivia pedem uma paradinha |
|
Mais uma bela vista do Cerro Santa Lucia |
Andando em direção à outra saída, que fica na Calle Merced, está o Castillo Hidalgo. Mas este, infelizmente, não chegamos a conhecer pois descemos por um caminho diferente e saímos pela mesma rua que entramos.
Cerro San Cristobal
Onde? Parque Metropolitano, são 7 entradas, mas a mais popular, de onde se sobe de funicular, é a que fica no final da Calle Pio Nono, 450.
Como? Metrô Baquedano (linha 1 - vermelha e linha 5 - verde)
Quando? Diariamente de 10h às 18h (21h no verão)
Quanto? Entrada gratuita (paga-se para subir de funicular)
O Cerro San Cristobal é o segundo morro mais alto de Santiago, de onde também é possível ter uma bela vista da cidade. Por ser mais alto que o Cerro Santa Lucia, a vista é mais ampla e abrangente. Em contrapartida, não oferece uma vista de 360° como o primeiro, mas quase.
O Cerro é enorme, mas a maioria dos turistas só conhece mesmo uma pequena parte que fica próxima à saída do funicular, que é a forma mais rápida e cômoda de se chegar ao topo do Cerro. Só que o Parque vai muito além disso e tem muita coisa bacana pra fazer também, trilhas a pé e de bicicleta, áreas verdes, equipamentos de ginástica, praças, viveiros, jardins botânico e japonês, zoológico e até 2 piscinas ao ar livre (só abertas no verão). Atividades não faltam! O que falta mesmo é tempo pra conhecer tudo isso! Por essas e outras, nós também conhecemos só a parte mais turística do Cerro mesmo.
São várias as entradas do Parque, mas a mais popular de todas, fica no final da Calle Pio Nono, no Bairro Bellavista, próximo do metrô Baquedano, do Patio Bellavista e de um das casas do Pablo Neruda, o museu La Chascona. É ali que fica o famoso funicular (algo como um trenzinho vertical), que garante a subida rápida e já com belas vistas panorâmicas de Santiago. Os mais animadinhos podem subir também caminhando ou de bicicleta, na raça. Mas dá pra subir de carro também. E até uns anos atrás havia também a possibilidade de subir de teleférico, que atualmente está parado, mas ouvi dizer que deve ser reaberto até a Copa America, que acontecerá em Santiago, em junho de 2015.
O teleférico funciona de terça a domingo de 10h às 20h e segunda-feira de 13h às 20h (fechado todas as primeiras segundas de cada mês para manutenção). E custa 1.500 pesos só um trecho (tramo) ou 2 mil ida e volta durante os dias da semana. Já nos finais de semana, um trecho custa 1.950 pesos e ida e volta, 2.600 pesos. As passagens de 1/2 tramo custam 800 e 1 mil pesos, respectivamente. Mas o que é isso? É que, no meio do caminho (por isso 1/2 tramo) fica o Zoológico de Santiago (terça a domingo de 10h às 17h - 18h, no verão) que, dizem, é um dos melhores da América Latina. Mas nós não chegamos a visitá-los. Eu e minhas amigas somos biólogas e, bem, não gostamos muito dos bichos presos. Mas não deixa de ser um bom programa pra quem vai com crianças, já que elas adoram!
Muita gente vai ao Cerro San Cristobal no fim do dia para assistir ao por do sol. A ideia era fazer isso na 1a vez que estive em Santiago, mas acabou não dando porque o tempo estava bem fechado e não compensaria subir e não ver nada, né? Dessa 2a vez, nós fomos logo pela manhã pois já estávamos lá perto e eu não queria correr o risco de não visitá-lo novamente. E também como o sol só se põe praticamente as 21h no verão, teríamos que descer a pé, no escuro, pois o funicular pára de funcionar às 20h. Fomos em um domingo de manhã, e a fila para comprar ingresso estava enorme! A fila para subir era um pouco menor ou, pelo menos, era na sombra, o que amenizava a espera.
O funicular em si já é uma atração a parte, ele tem um janelão enorme e você já vai apreciando a vista durante a subida. (Pra ter uma visão melhor, entre logo no primeiro vagão).
|
Fila para comprar ingresso do funicular (à esquerda) e para subir no funicular (à direita) |
|
Subida do funicular |
Mas, quem vai direto lá pra cima, desce no Terraza Bellavista, de onde se tem uma vista lindíssima de praticamente toda a cidade, emoldurada pela Cordilheira dos Andes. Como a maioria dos turistas só fica nessa área mesmo, ela tem uma boa infraestrutura com barraquinhas de bebida e lanches rápidos. Como muita gente sobe de carro e bicicleta, há estacionamentos para esses 2 veículos.
|
Terraza Bellavista no alto do Cerro San Cristobal |
|
De cima do Cerro San Cristobal é possível ver praticamente toda a cidade de Santiago. |
|
Vista do Cerro San Cristobal |
Subindo um pouco mais, a pé dessa vez, você encontrará o Santuario de Inmaculada Concepción, que tem uma bela capela e uma escadaria verde que leva à estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción que fica no topo do Cerro e, nem precisaria dizer, oferece uma vista lindíssima. Foi lá que o Papa João Paulo II celebrou uma missa, em 1987, quando visitou Santiago. Por ali também fica o Memorial Madre de Santiago, que é tipo um cemitério, mas de cinzas apenas.
|
Caminho ao Santuario de Inmaculada Concepción |
|
Santuario de Inmaculada Concepción |
|
A Virgen de la Inmaculada Concepción |
|
Essa é a vista que se tem debaixo da estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción |
Seja qual horário você for, seja qual Cerro você escolher pra visitar (eu sugiro os dois), você irá se deparar com belas vistas de Santiago. Aproveite-as e aprecie sem moderação!
👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉
--
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔
Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente aqui