Começando os posts sobre Berlim, com o meu primeiro passeio na cidade, um
bike tour com a
Berlin on Bike. Já adianto que achei o passeio ótimo!! Principalmente pra quem ainda não conhece nada da cidade, esse tour é uma excelente maneira de conhecer o melhor de Berlim, assim como diz o nome do tour:
Berlin's Best, e entender como a cidade funciona e onde estão os principais atrativos.
Os tours da Berlin on Bike saem do Complexo Cultural Kulturbrauerei, que é uma atração à parte! O lugar é super bacana e abriga alguns museus e exposições temporárias. Lá também acontecem eventos como feiras, festivais e shows. Vale a pena, inclusive, chegar um pouco mais cedo ou reservar um tempinho no final do tour pra dar uma volta pelo lugar e visitar alguns dos museus de lá. Eu fui no Alltag in der DDR (que fala sobre o dia a dia da Alemanha Oriental), gostei muitíssimo e recomendo! Ahhh detalhe: a entrada é grátis! Então, nem tem desculpa pra não visitar!
|
Complexo Cultural Kultubrauerei |
Mas voltando ao passeio, o tour que eu fiz começou às 11h da manhã, existem outros tours com outros temas que acontecem em outros horários. Seja a hora que for, eles sempre pedem pra chegar uns 15 minutos antes pra escolher a bike e receber as instruções. Quando cheguei ao local, até assustei com o tanto de gente que tinha. Achei que ia ser meio furada um passeio com aquela multidão! Mas, quando todos estávamos prontos, fomos divididos em 4 grupos menores, cada um com umas 10 pessoas no máximo!
A previsão de duração é de aproximadamente 3 horas e meia. Portanto, saindo às 11hs, estaríamos de volta umas 14:30. Já contando com um certo atraso, marquei de encontrar com minha amiga (que não quis fazer o tour) às 15hs. Mas o tempo voou e quando chegamos de volta já era umas 16hs. Portanto, se for planejar alguma outra coisa no mesmo dia, tenha em mente que pode atrasar bastante!
|
Preparativos iniciais para o Bike Tour |
Nossa guia foi uma australiana, super animada e gente boa, que já mora em Berlim há anos. Ela respondeu prontamente a todos os questionamentos e dúvidas de todos nós sobre a história da cidade e do país. Só achei o inglês dela um pouco complicado de entender. É bem verdade que não sou assim flueeeente no inglês mas geralmente consigo entender mais de 90% do que falam, dessa vez não! Mas também, acho que eu ainda estava cansada da viagem, sofrendo de jet lag e a "chavinha" do inglês ainda estava pegando no tranco! Enfim... apesar de não ter entendido tudo tudo, achei o tour bem legal! O basicão deu pra pegar e já me dei por satisfeita!
Bom, mas o tour começou em
Prenzlauer Berg, uma área onde vivia a classe trabalhadora durante a era industrial mas que agora tá super na moda, com suas casas históricas restauradas e restaurantes bonitinhos. Falando em lugar da moda
, em seguida percorremos grande parte do bairro
cool do momento, o
Mitte. Por lá, fizemos algumas paradas para a guia falar melhor sobre a história dos lugares. Eu adorei o lugar!! Super gracinha, com várias opções de lojas, restaurantes, bares, hospedagens, é lá onde tudo acontece! E portanto, na minha opinião,
melhor lugar pra se hospedar em Berlim!
➥ Encontre ofertas de hospedagens no Mitte ou em outros lugares de Berlim.
Saindo dos bairros, fomos visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade como o Portão de Brandenburgo, a linda praça Gendarmenmarkt com suas duas catedrais quase gêmeas, o Memorial do Holocausto, a Ilha dos Museus, a Catedral de Berlim, o Reischtag, entre outros. Paramos em todos esses lugares para uma explicação da guia, em alguns deles a parada foi rápida, mas em outros, como no Memorial do Holocausto, deixamos as bicicletas acorrentadas e pudemos visitar o local com calma. Na Catedral de Berlim, também fizemos uma parada mais demorada para um piquenique no gramado (no início do tour paramos em uma padaria no Mitte, onde cada um comprou o seu lanche).
|
Pelas ruas do bairro Mitte. |
|
Alguns lugares pelos quais passamos no nosso bike tour |
|
Memorial do Holocausto |
|
Ilha dos Museus |
|
Piquenique em frente à Catedral de Berlim |
Depois de visitar tantos lugares e fazer tantas paradas, a volta foi direta, só na pedalada mesmo. Essa foi a parte mais puxada. Até porque depois de quase 4 horas de tour e com o sol rachando na cabeça tudo já fica naturalmente mais cansativo mesmo.
Mas de uma maneira geral, achei o passeio bem tranquilo! O percurso foi de aproximadamente 20 km mas é super de boa, até porque são feitas várias paradas em lugares diferentes e o ritmo é bem moderado, nem dá pra cansar. Sem falar que a cidade é praticamente toda plana, então nem precisa de muito esforço. Mas é bem verdade que o tour é longo, no total dá mais de 4 horas! Então, pra quem é sedentário total pode ser mais cansativo. Em contrapartida, os ciclistas de plantão vão tirar de letra e até querer mais. Já pros não sedentários e não atletas, como eu, o tour é na medida!
|
Mapa do percurso do bike tour.
O trajeto (em amarelo) foi marcado pela guia logo após o tour. Não está lá totalmente visível, mas dá pra ter uma idéia. |
|
Algumas das várias paradas que fizemos durante o percurso |
Enfim, eu gostei bastante do passeio e achei uma maneira bem legal de conhecer a cidade. Super aprovado! Berlim é uma cidade plana, portanto ótima pra pedalar. Possui várias ciclovias e, mesmo onde elas não existem, achei que os motoristas, e também os pedestres, respeitam bem os ciclistas. Existem até sinais de trânsito para as bikes. Ou seja, totalmente "bike friendly".
|
Seja na ciclovia ou mesmo no meio da rua, entre os carros, o ciclista é bem tranquilo pedalar em Berlim. |
Esse bike tour foi realizado em parceria com a empresa Berlin on Bike.
Para saber mais sobre os bike tours oferecidos pela Berlin on Bike, além de preços, disponibilidade e também para fazer reservas, acesse: www.berlinonbike.de
Eu não sei andar de bicicleta e por isso nem considerei fazer um tour do tipo ahahhaha mas os pontos turísticos de Berlim são bem espalhados e estar de bicicleta pode facilitar um pouco pelo menos pra dar aquela 1a passada nos lugares e tirar fotos das fachadas e voltar depois! AMEI o Alltag in der DDR e super recomendo!
ResponderExcluirSério Fernanda? Minha irmã também não sabe, mas quando foi ela até alugou uma bike no Tiergarten e arriscou!! hehe Mas no meio da cidade é mesmo diferente!! rs
ExcluirEu achei o passeio bem bacana principalmente por ser o primeiro dia. Deu pra ter uma boa noção de tudo!
E o museu é muito bacana, né? Também gostei muito! :-)
Super curti esse tour de bike, tanto que já adicionei no meu roteiro pra Berlim. Obrigada por compartilhar Renata.
ResponderExcluirQue ótimo, Deisy!!
ExcluirO tour é bem legal mesmo, você irá gostar! :-)