#EncontroBH2016 - Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte
Renata Campos
|
26.6.16
|
No último fim de semana (17 a 19 de junho) aconteceu mais um Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte, o #EncontroBH2016! O evento reuniu cerca de 40 blogueiros que vieram de vários lugares do Brasil para conhecer o que a cidade tem de melhor!
E o que BH tem de melhor? Bom, depende do gosto! O que é ótimo pra mim pode não ser pra você e vice-versa! Mas não há como negar que os bares (não à toa que BH é a capital mundial dos bares) as cervejas artesanais (as cervejarias artesanais da cidade têm vários rótulos premiados e estão entre as melhores da América Latina) e a comida mineira (essa dispensa comentários) são alguns dos nossos maiores tesouros e orgulhos! Então a aposta foi essa: investir no turismo gastro-etílico que vem atraindo cada vez mais pessoas à capital mineira! E que, diga-se de passagem, sou fã de carteirinha!
Assim, Eu com a ajuda da Camila (do blog Viaggiando), da Lillian e do Helder (do blog Nerds Viajantes) montamos um roteiro com tudo o que a gente mais gosta em BH: os bares, as cervejas, a comida e alguns pontos turísticos também porque, afinal de contas, somos blogueiros de viagem, né? rs
A ideia desse Encontro surgiu logo depois de um outro que aconteceu aqui em BH há 3 anos. Na época, alguns blogueiros simplesmente combinaram de comprar passagem pra mesma data e vieram. Eu estava começando o blog, não conhecia quase ninguém e só fiquei sabendo alguns dias antes! Não havia nenhuma programação, mas o objetivo do pessoal era conhecer o Inhotim. De resto, fomos combinando tudo na hora mesmo. E foi MUITO legal! Tão legal que todo mundo ficou querendo mais. Escrevi sobre esse 1° encontro aqui: Encontro de Blogueiros de Viagem e Viajantes em Belo Horizonte #EncontroBH.
Assim como o anterior, o #EncontroBH2016 foi ótimo! Foram 3 dias super intensos e divertidos.... e cansativos também. Acreditam que não houve nenhum momento onde conseguimos reunir todos os blogueiros participantes? Alguns chegaram muito tarde na sexta-feira e foram direto pro hotel. Outros ficaram até muito tarde na sexta e não conseguiram participar das primeiras atividades do sábado, outros já não conseguiram participar foi das últimas atividades! E no domingo foi quando tivemos as maiores baixas! Muita gente não aguentou o batidão e só apareceu na hora do almoço... ou nem isso! Nem mesmo o kit ressaca, um dos brindes que os blogueiros receberam durante o evento, foi capaz de ressuscitar alguns! hehe.
Uma foto publicada por RêVivendo Viagens (@revivendoviagens) em
Vou fazer um resuminho aqui mostrando como foi o evento.
SEXTA-FEIRA
A programação oficial de sexta começou só à noite. Mas alguns blogueiros que chegaram mais cedo, ou mesmo no dia anterior, aproveitaram pra conhecer um pouco mais de BH e arredores.
Às 19h estavam todos a postos no Pátio Cervejeiro da Backer para conhecer um pouco mais do processo de fabricação de algumas das cervejas mais premiadas do Brasil! O Pátio Cervejeiro é um local super agradável e muito bem decorado onde se encontram o Templo Cervejeiro, que é o restaurante do qual eu já falei nesse post e também a Maternidade Cervejeira, o local onde nascem as cervejas, daí o nome, ou seja, é a fábrica das cervejas e onde fizemos a visita!
As visitas à fabrica acontecem somente aos sábados e eu já contei todos os detalhes nesse post. Mas a Backer abriu uma exceção excepcionalmente pro #EncontroBH2016 e o pessoal pode fazer a visita à noite! A única diferença foi que as máquinas da fábrica não estavam funcionando. De resto, foi tudo igual! A Priscila Collares, a apaixonada sommelière da Backer, deu mais um show de explicações e conquistou todo mundo com seu entusiasmo e conhecimento sobre cervejas.
Tour exclusivo pro #EncontroBH2016 na cerveja na Backer
Uma foto publicada por Across the Universe (@acrosstheblog) em
Depois de conhecer mais sobre o processo de fabricação das cervejas e degustá-las, fomos todos para o Templo Cervejeiro tomar outras cervejas, comer algumas das delícias do restaurante. E lá ficamos, até altas horas, num bate papo super bacana sobre viagens com os blogueiros.
Blogueiros de viagem na Cervejaria Backer
Pra saber mais detalhes sobre a visita guiada à fábrica da Backer com direito à degustação, leia o post Maternidade Cervejeira da Backer.
O sábado começou da forma mais mineira e deliciosa possível, com uma café da manhã maravilhoso na A Pão de Queijaria! Se pão de queijo por si só já é delicioso, pão de queijo recheado então.... hummm. Dá água na boca só de lembrar!!
O espaço da Pão de Queijaria é relativamente pequeno e super disputado, sempre tem fila de espera lá. Por isso, eles abriram no sábado mais cedo só pra nos receber. Fizemos uma mesona enorme que ocupou praticamente todo o espaço interno do local.
Uma foto publicada por Blog Tá Indo Pra Onde? (@taindopraonde) em
Eu já fui várias vezes lá e já experimentei o cardápio quase todo, dos salgados aos doces! E gostei de tudo! hehe Mas o meu predileto é o Hambúrguer Mineiro (Pão de queijo Canastra recheado com hambúrguer numa combinação de carnes de boi, porco, salaminho italiano, pétalas de cebola na cerveja preta, queijo Minas e alface americana). Os pães de queijo podem vir simples ou com acompanhamento de polenta frita, que é uma delícia! O pão de queijo de doce de leite com queijo também é maravilhoso! E olha que eu sou chata pra essa mistura de doces e salgados, mas ele é realmente muito bom.
Os deliciosos pães de queijo recheados da A Pão de Queijaria. Hamburguer mineira à esquerda e doce de leite com queijo à direita. Simplesmente maravilhosos!
Uma foto publicada por Pra Ver Em Londres (@praveremlondres) em
☞ A Pão de Queijaria
Rua Antônio de Albuquerque, 856. Savassi
Depois de forrar o estômago, fomos começar a nossa maratona de botecos, aqui chamada de Blogtecando! Escolhemos 4 bares com estilos bem diferentes e que são super a cara de BH: um boteco, uma choperia, um espetinho e um barzinho. Todos eles ficam na região do Sion/Anchieta e bem próximos uns dos outros. Portanto, deu pra fazer todo o trajeto a pé... "se beber não dirija"
O 1° bar foi também o mais antigo e tradicional de todos: o Antônio Pé de Cana, que faz a alegria dos bebuns da região desde 1964! Chegamos lá por volta do meio dia e fomos muito bem recebidos com uma rodada de chopp grátis, oferecida pela estabelecimento, pra rebater a ressaca da noite anterior.
Iniciando os trabalhos no Bar do Antônio Pé de Cana
Detalhe pra caneca personalizada pro #EncontroBH2016 que todo mundo ganhou! Linda, né?
O bar do Antônio já ganhou, mais de uma vez, o título de melhor boteco da cidade e é um típico boteco mineiro mesmo, com mesas na calçada, ambiente descontraído e várias comidinhas deliciosas! Tanto que acumula participações nos 2 festivais mais tradicionais da cidade: Comida di Buteco e Botecar.
Uma foto publicada por By Carol Guelber (@viciosdeviagem) em
☞ Bar do Antônio Pé de Cana
Rua Flórida, 51. Sion
Em seguida fomos para a Choperia Almanaque onde, depois de mais uma rodada grátis de chopp, ainda rolaram algumas rodadas duplas também. Ou seja, ali o negócio já começou a animar pra alguns e a desandar pra outros... rs
Alguns dos blogueiros bebuns participantes do #EncontroBH2016 e minha caneca personalizada
Uma foto publicada por Helder Ribeiro (@heldergr) em
☞ Almanaque
Rua Pium-Í, 675. Anchieta
A rua Pium-í é uma das ruas mais badalas da cidade. Ela é lo-ta-da de bares e restaurantes. E tem pra todos os gostos, bolsos e estilos. Saímos do Almanaque e só atravessamos a rua pra outro bar também na Pium-í, mas num estilo bem diferente do anterior, o Muu.
Inaugurado no final de 2015, o Muu é um de bar de espetinhos, a nova "febre" que tem tomado conta de BH nos últimos anos. O bar funciona como outros tantos do gênero, no sistema de fichas que custam R$6,00 tanto para as cervejas como para os espetinhos. Prático e eficiente! O espaço é grande, bem decorado e super agradável! E ainda rolam uns telões em dias de jogos e/ou dj's tocando estilos variados de música.
Uma foto publicada por Carol May Rodrigues - BlogDRV (@carolmayr) em
☞ Muu
Rua Pium-Í, 630. Achieta
Chegamos ao último local no início da noite e lá ficamos até ela acabar! O 222 é um bar que eu gosto muito. O ambiente é super agradável, com mesinhas espalhadas num quintal e uma decoração muito bacana. Os tira-gostos são deliciosos, dá pra pedir qualquer coisa do cardápio de olhos fechados! É tudo muito gostoso! Sem falar nos vários drinks diferentes! O bar até ofereceu uma rodada de shots grátis pra galera esquentar de vez! rs. Acabou que, na empolgação, muitos largaram a cerveja e entraram nos drinks... (tá explicado algumas das baixas do dia seguinte, né? rs).
Uma foto publicada por Camila Navarro (@viaggiando) em
☞ Bar 222
Rua Francisco Deslandes, 222. Anchieta
DOMINGO
Pra não perder o pique, começamos domingo logo cedo no Mercado Central. Como já seria esperado tivemos várias baixas. Muitos não tiveram pique/ânimo/condições de aparecer. Perderam! O Mercado Central de BH está entre os 3 melhores mercados do MUNDO! Orgulho demais desse lugar que é maravilhoso e delicioso!
Eu gosto muito de ir lá fazer compras lá e comer as delícias mineiras do lugar! Tem de tudo: queijos, temperos, pimentas, castanhas, produtos naturais, flores, artesanato de todos os tipos, decoração, utensílios domésticos, etc. Sem falar nas lanchonetes, bares e restaurantes lá de dentro!
Passear, fazer comprar e comer no Mercado Central é um programa tipicamente belorizontino e ao mesmo tempo, tipicamente turístico! E foi exatamente isso que fizemos! Tomamos café café no mercado, demos umas voltinhas e ainda rolaram umas comprinhas.
Pão de queijo recheado e broa de fubá! Delícias do Mercado Central de BH
Uma foto publicada por Gabi Pizzato_DevaneiosdeBiela (@gabipizzato) em
Os sobreviventes que conseguiram acordar cedo pro café da manhã no Mercado domingo!
Foto: Belotur
A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, Belotur, nos cedeu um ônibus e uma ótima guia, a historiadora Neuma, que contou um pouco da história de BH e enriqueceu ainda mais nossa visita à Pampulha.
O Museu de Arte da Pampulha, uma das belas obras de Oscar Niemeyer. O museu foi construído para ser um cassino, o 1° e único de Belo Horizonte, mas durou apenas 4 anos. Hoje abriga algumas exposições bacanas mas é importante principalmente por sua história, sua arquitetura, sua bela vista da Lagoa e seus jardins, idealizados por Burle Marx.
A bela fachada do Museu de Arte da Pampulha e seus jardins
A parte interna do Museu de Arte e suas belas vistas.
Uma foto publicada por my Destination Anywhere (@mydest_anywhere) em
Do Museu, fomos para outra belíssima e famosíssima obra de Niemeyer, a fofa Igrejinha da Pampulha! Seu nome oficial é Igreja de São Francisco de Assis (não foi à toa que Portinari colocou um São Francisco enorme no belo mural de azulejos no fundo da igreja) mas na verdade quase ninguém a conhece por esse nome!
A igrejinha é hoje o principal cartão postal de Belo Horizonte (e também da logo do #EcontroBH2016) mas não foi sempre assim. Ela foi inaugurada no início da década de 40, mas a primeira missa só foi celebrada em 1959. Ela foi jogada pra escanteio por muitos anos pois achavam que ela não tinha cara de igreja, a obra foi considerada moderna demais pra época. Já hoje em dia a igrejinha é querida por todos e uma das mais disputadas da cidade para casamentos, a fila de espera é looonga!
A igrejinha da Pampulha ou Igreja de São Francisco de Assis
De frente ou de costas, a igrejinha é linda de qualquer ângulo!
E linda por dentro também! Precisa nem falar nada sobre esse painel de Portinari no altar, né? Demais!
Galera reunida na frente da Igrejinha da Pampulha.
Foto: Belotur
Hora do almoço!
Fomos todos ao restaurante Maria das Tranças, especializado em um dos pratos mais tradicionais de Minas, o frango ao molho pardo. Os mineiros geralmente adoram, mas o pessoal de fora costuma torcer o nariz pro molho pardo, que é feito com sangue! Pensando nisso, o restaurante também ofereceu frango com quiabo, outro tradicional prato mineiro, e frango frito pra conseguir agradar a todos. E ainda rolaram algumas entradinhas (mineiras,claro) deliciosas: pastel de angu, polenta frita, moelinha e pele frita!
O tradicional frango ao molho pardo
Hora de matar a fome com comida mineira!
Brindando com o pessoal da Belotur o sucesso do #EncontroBH2016
Uma foto publicada por Colecionando Viagens (@colecionandoviagens) em
O restaurante tem 2 unidades em Belo Horizonte, o mais novo fica na Savassi e o mais antigo, inaugurado em 1950, no bairro São Francisco, próximo à Pampulha. Fomos no tradicional, local onde ex presidente (e ex prefeito de BH) Juscelino Kubitschek costumava frequentar. Tanto que o restaurante possui um cantinho especial, quase um memorial, com várias fotos e ainda uma estátua em tamanho real do JK.
Praticamente um "memorial" a JK no restaurante Maria da Tranças
Uma foto publicada por Gledson Raymundo (@gledsonraymundo) em
☞ Maria das Tranças
Rua Estoril, 630. São Francisco.
Depois do almoço, o pessoal de fora começou a voltar pras suas respectivas cidades. Mas os que permaneceram ainda reuniram as forças para conhecer outro cartão postal da cidade: a Praça da Liberdade! Como já estava um pouco tarde e todo mundo muito cansado, acabamos não visitando nenhum dos museus do entorno, só demos uma volta na praça mesmo. Mas eu recomendo muito a visita a todos os museus do Circuito Cultura da Praça da Liberdade.
A bela Praça da Liberdade de BH
Detalhe pro Palácio da Liberdade ao fundo da foto da direita e pro filtro (lindo) do Snapchat na foto da esquerda! hehe
Uma foto publicada por ✈️ Dicas e relatos de viagens (@comospesnomundo) em
Finalizamos o #EncontroBH2016 repondo a glicose na Alessa Gelato, uma sorveteria artesanal deliciosa aqui de BH. A Alessa tem um cardápio de inverno que é delicioso, o carro chefe é a canjica com bola de sorvete de canela. Quem provou amou! Eu, que não sou muito fã de canjica, fui no tradicional colegial com sorvete de castanha, chantilly e nutella! Maravilhoso!
Eu que não sou muito fã de canjica resolvi ficar com essa delícia da foto!
E assim, depois dessa orgia gastronômica, nos despedimos dos últimos blogueiros com a sensação de dever cumprido! Exaustos, mas felizes!
Como vocês puderam ver o fim de semana foi intenso! Cheio de atividades do início ao fim! Foi cansativo, foi trabalhoso, mas valeu muitíssimo a pena! Faria tudo novamente! Foi maravilhoso poder reencontrar tanta gente bacana e conhecer outras tantas! É por essas e outras que eu sempre digo que uma das coisas mais bacanas que conquistei nesses últimos anos foram momentos como esses. É muito prazeroso conviver com pessoas que compartilham a mesma paixão pelas viagens!
Meu muito obrigada a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para tornar esses dias tão especiais! Foi sensacional!
A Alessandra, do blog Tô Pensando em Viajar, fez um vídeo super bacana com um resumão do que rolou no #EncontroBH2016. Dá só uma olhada que bacana:
Os blogueiros participantes do #EncontroBH2016.
(Ainda faltou um bocado de gente aí que não estava presente no momento das fotos).
Fotos e Montagem: Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar
E que venham os próximos encontros!!!
Veja os posts que os outros blogueiros também fizeram sobre o #EncontroBH2016 (em construção):
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Rê! Todo o cansaço valeu a pena e o Encontro foi incrível! Obrigada de novo pelo carinho e que venham muitos outros... Foi um super prazer te conhecer! Bj
Adoro seus posts completíssimos, Rê! Para reler depois e morrer de saudade.
Modéstia à parte, o encontro foi um sucesso, não foi? Obrigada por ter tomado frente e pensado em um monte de coisa para tornar tudo ainda mais legal! =)
Renata que encontro maravilhoso,eu tava morrendo de água na boca com as fotos da galera, parabéns e que venha muito mais encontros em BH, espero poder ir no próximo.
Renata, foi maravilhoso, dias lindos e mega divertidos. Já estou na lista para o BH2018, pois ano que vem teremos o Tchê2017. hahahaaa!!! Parabéns pela organização, pelas ideias sensacionais e pela maravilhosa recepção. BjO!
Ei Paula, Obrigada pelas palavras e pela presença! Que ótimo que gostou e que quer voltar! Vamos ver se o povo anima fazer uma outra versão! rs E tomara que ano que vem eu consiga ir no Tchê Encontro. Ano passado não rolou! :-( Até algum próximo encontro! :) Bjos
Adorei, Rê! Que venham muitos outros encontros!
ResponderExcluirBeijos!
Aeee... que ótimo!
ExcluirTomara que sim! Muitos mais!
bjs
Muito bom Rê! Post completíssimo e o encontro foi mesmo um sucesso ! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Tássia!
ExcluirFoi ótimo mesmo, né?
Bjos
Rê! Todo o cansaço valeu a pena e o Encontro foi incrível!
ResponderExcluirObrigada de novo pelo carinho e que venham muitos outros...
Foi um super prazer te conhecer!
Bj
Com certeza valeu a pena, Gabi!
ExcluirObrigada!
Tb adorei te conhecer, vamos nos encontros nos próximos encontros!
bjss
Adoro seus posts completíssimos, Rê! Para reler depois e morrer de saudade.
ResponderExcluirModéstia à parte, o encontro foi um sucesso, não foi? Obrigada por ter tomado frente e pensado em um monte de coisa para tornar tudo ainda mais legal! =)
Ahhh que ótimo, Camila!
ExcluirObrigada!
Foi ótimo não, foi? O trabalho de todos fez a diferença!! :)
Bjos
Renata que encontro maravilhoso,eu tava morrendo de água na boca com as fotos da galera, parabéns e que venha muito mais encontros em BH, espero poder ir no próximo.
ResponderExcluirBjos
Ei Deisy,
ExcluirFoi delicioso mesmo! Em todos os sentidos!!
Te esperamos nos próximos! rs
Bjs
Renata, foi maravilhoso, dias lindos e mega divertidos. Já estou na lista para o BH2018, pois ano que vem teremos o Tchê2017. hahahaaa!!! Parabéns pela organização, pelas ideias sensacionais e pela maravilhosa recepção. BjO!
ResponderExcluirEi Paula,
ExcluirObrigada pelas palavras e pela presença!
Que ótimo que gostou e que quer voltar! Vamos ver se o povo anima fazer uma outra versão! rs
E tomara que ano que vem eu consiga ir no Tchê Encontro. Ano passado não rolou! :-(
Até algum próximo encontro! :)
Bjos
Só agora que vi seu post, parabéns! Ficou mto legal, adorei o encontro e conhecer tanta gente bacana!
ResponderExcluirAbraço a todos.
Ei Amilton,
ExcluirObrigada!
Também adorei o Encontro... rendeu bons frutos, né? :)
E que venham os próximos!
bjos