Vem pra Sampa, meu! - Encontro de Blogueiros de Viagem em São Paulo
Renata Campos
|
18.11.16
|
São Paulo: maior cidade da América Latina! Enorme, caótica, vibrante, instigante, desvairada como toda megalópole que se preze. E foi nesse cenário que aconteceu o Vem pra Sampa, meu!, o maior encontro de blogueiros de viagem que a maior cidade do país já presenciou!
O Encontro aconteceu entre os dias 07 e 09 de outubro (2016) e contou com a presença de quase 60 blogueiros de viagem do Brasil. Eu, arroz de festa encontro de blogueiros, como sou, não poderia ficar de fora dessa, claro! Nesses 4 anos de blog já participei de vários encontros: o primeirão, ainda com poucos meses de blog foi em Foz do Iguaçu. Depois disso rolou também em Curitiba, São João Del Rei, Praia do Rosa, Brasília e no Rio foram 2, um em 2012 e outro em 2013. Aqui em BH rolou um em 2013, e outro agora, em junho desse ano, o #EncontroBH2016 que eu organizei junto com outros blogueiros daqui. E já estou com a participação garantida também para o Encontro da RBBV (a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem da qual eu faço parte) que irá acontecer agora no fim de novembro. Acho que meu currículo de encontro de blogueiros tá bem bom, não tá não? rs. E isso, pra mim, é uma das melhores coisas de se ter um blog de viagens, a oportunidade de conhecer e rever ou reviver pessoas e lugares bacanas.
Bom, mas como de costume, o evento começou numa sexta-feira e terminou no domingo. Eu cheguei na quinta-feira e aproveitei pra curtir um pouquinho mais da cidade e do hotel que me hospedei, o Ramada Hotel & Suítes Itaim Bibi.
Vou contar aqui, então, como foram os 3 dias intensos do Vem pra Sampa, meu!
SEXTA-FEIRA
O 1° dia do evento começou no meio da tarde, com um workshop sobre o Pinterest. Como eu não tenho essa rede social e tinha programado outras coisas pra fazer à tarde, pulei essa parte da programação e cheguei à noite para a abertura oficial. Mas depois que vi as fotos do pessoal (principalmente das comidinhas, confesso rs), me bateu um arrependimento de não ter participado! haha. Sente o drama...
Mas eu cheguei por volta das 7h da noite para assistir à palestra da Gaía Passarelli blogueira do How to travel light e autora do livro "Mas você vai sozinha?". Eu, inclusive, já tinha ganhado o livro dela da Globo Livros, que foi a editora do livro, como contei no post abaixo que fiz no Facebook, e já tinha até começado a ler antes do evento. Ainda não terminei de ler mas tô achando muito bacana! Recomendo a leitura!
Pessoal da Bem São Paulo, responsáveis pelos tours de sábado.
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Depois disso, ainda teve uma palestra com o pessoal da Bem São Paulo, a empresa responsável pelos tours que fizemos no dia seguinte. E também com o Christopher Correia da RentCars, um dos patrocinadores do evento. E por fim, rolou uma confraternização com direito à cerveja artesanal das Cervejarias Muamba e Leuven brindes e vários sorteios bacanas.
Todos os eventos desse dia aconteceram na Plug, um espaço de coworking bem bacana que fica próximo à Praça Benedito Calixto.
Eu, a Gabi do Devaneios de Biela e o Erick do My Destination Anywhere
Foto: Vem pra Sampa, meu!
SÁBADO
O sábado começou cedo! Às 08:30 estávamos na Praça do Ciclista prontos pra começar o nosso bike tour com o pessoal da Bem São Paulo. Esse tour foi idealizado pela Luisa Fioravanti e pelo Felipe Risada, que são ciclistas, artistas e grafiteiros. E recebeu o nome de "Pedalarte" por unir arte de rua com "pedal". Muito bacana!
Devido à logística, o Pedalarte contou com apenas 12 pessoas, número ideal para termos uma ótima experiência. O restante do pessoal do Encontro se dividiu em outros 2 tours: o "Cool Sampa" (do qual a Cris, do blog Cris pelo Mundo, falou aqui) e o "Arte Por Toda Parte" (do qual a Carol, do blog Dicas e Roteiros de Viagem, falou aqui).
O início do bike tour foi a Praça do Ciclista, na Avenida Paulista.
Começamos tour pedalando pela ciclovia da Avenida Paulista que, a propósito é show de bola. Espaçosa e super tranquila de pedalar. Gostei! Fizemos algumas paradas no caminho pra conhecer a Casa das Rosas, o Centro Cultural São Paulo, a feirinha da Liberdade (com suas comidinhas típicas japonesas), a Catedral da Sé, o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, o Vale do Anhangabaú, a Praça da República e Largo do Arouche. Tudo isso na parte da manhã.
Pedalando por Sampa - Paulista e Vale do Anhangabaú
Alguns dos vários grafites do caminho
Mural do Kobra na Av. Paulista
Centro Cultural de São Paulo
Feirinha da Liberdade
Às 11:30 fizemos uma paradinha super especial no Terraço Itália, onde nos encontramos com o pessoal dos outros 2 tours. Rolou até brinde com espumante! Muito fino! E a vista lá de cima? Linda, linda! O restaurante é maravilhoso e chiquérrimo! E estava aberto exclusivamente pra nós! Ainda bem, pois além de sermos muitos, estávamos cansados, suados e, meu grupo pelo menos, com roupas de andar de bike, né? Ou seja, totalmente destoantes do pessoal que estava chegando quando fomos embora. Todo mundo na beca!
Uma foto publicada por Viaje com a Flora - floradegas (@viajecomaflora) em
Depois de alguns copos de espumante e muitas fotos, pedalamos mais ou menos uma hora até o tradicional bairro do Bixiga, onde almoçamos no Villa Tavola, uma cantina italiana deliciosa e tradicionalíssima!
O Bixiga é um bairro tradicional, mas também é cheio de grafites
Uma foto publicada por Vem pra Sampa, meu! (@vemprasampameu) em
Vocês podem imaginar a disposição que estávamos pra montar numa bike depois de morrer de comer no almoço, né? Bom, mas reunimos forças e continuamos pedalando, com algumas paradinhas rápidas aqui e ali, até o ateliê do nosso guia Felipe. Falei ali em cima que, ele era artista também, né? Pois é! Dá uma conferida no trabalho do cara no Instagram. Bem massa!
Finalizamos o tour no Museu de Arte Contemporânea - MAC, que fica no Parque Ibirapuera e tem uma vista linda da área aberta que fica no 8° andar.
Vistas do alto do MAC
Galera reunida e exausta no fim do bike tour
🚴🚴🚴🚴
Pra quem quiser saber mais detalhes sobre o "Pedalarte", o Jr Caimi do blog Tip Trip, o Rafa Leick do Viagem Primata e o Kiko do Com os Pés no Mundo escreveram mais detalhadamente sobre o tour. É só clicar nos respectivos links pra ler os posts deles.
🚴🚴🚴🚴
Encerramos o bike tour por volta das 17:30 (lembra que começamos a pedalar às 8:30? Pois é..). Deixamos as bikes no com o pessoal da Bem São Paulo no Ibirapuera pegamos um táxi, na verdade, um Cabify, que é um serviço de motoristas particulares tipo o Uber, e foi um dos parceiros do Encontro.
Uma foto publicada por Viagem Primata (@viagemprimata) em
A próxima parada foi no Beco do Batman. O lugar ficou famoso por suas paredes todas grafitadas. Muito bacana! Como os grafites são substituídos de tempos em tempos se você demorar 4 anos (ou até menos) pra revisitar de novo o lugar, como eu demorei, vai encontrar tudo diferente! Legal demais, né?!
Grafites do Beco do Batman
Reencontramos a galera toda no Boteco São Conrado, um barzinho recém inaugurado que fica ali do lado do Beco do Batman, no boêmio bairro da Vila Madalena.
Pensa que acabou? Que nada! Reunimos nossas forças e terminamos a noite na Cervejaria Nacional, que produz suas cervejas in loco. Inclusive, fizemos um mini tour pela fábrica pra entender melhor como as cervejas são produzidas, armazenadas e distribuídas. Bacana demais!
O bar em si também é bem legal. Bem decorado, descontraído. Enfim, uma ótima opção pra gente curte uma boa cerveja. E uma boa comida também!
Conhecendo a fábrica da Cervejaria Nacional
Cervejaria Nacional
DOMINGO
O último dia do Encontro começou com um delicioso café da manhã no Ramada Hotel & Suítes Itaim Bibi. Na verdade, pra mim, todos os dias começaram com esse café da manhã maravilhoso, já que eu estava hospedada lá. Contei tudo, inclusive sobre o café, nesse post: Dica de hospedagem em São Paulo.
Mas uma coisa é você tomar café da manhã sozinha, outra é comer na companhia de um monte de gente bacana! Foi bem legal! E depois ainda rolaram vários sorteios. Pena que eu não ganhei nada.... mas normal também! haha
Uma foto publicada por Vem pra Sampa, meu! (@vemprasampameu) em
Saímos todos juntos para a "Paulista Aberta", onde todos os domingos, a avenida mais emblemática da cidade é fechada pro trânsito e aberta pra todos! É muito bacana! Muita gente caminhando, pedalando, andando de skate, patins, velotrol e todas os "meios de transporte infantis" imagináveis, passeando com o cachorro, com os filhos, com o(a) namorado(a), com a família toda, com os amigos. Sem falar nas várias intervenções culturais que acontecem ao longo da avenida e compartilham, democraticamente o espaço. Enfim, achei muito bacana! Programão pra um domingo de manhã/tarde em Sampa!
Se quiser saber um pouco mais, o Carlos do blog Vida Cigana, escreveu sobre a Paulista Aberta aqui.
Uma foto publicada por Viagens Cinematográficas (@viagenscine) em
Comemos taaaaaaaanto no café da manhã que a fome só foi bater lá pra 2h da tarde. Mas, no eu caso, a fome veio junto com o cansaço extremo. Assim, ao invés de seguir com o pessoal pro almoço e pras atividades da tarde, eu resolvi voltar pro hotel pra descansar e arrumar as malas, já que eu ainda ia pegar um voo pra Nova York à noite. Pedi uma comida no restaurante do hotel e almocei na cama mesmo. Delícia! Falei sobre esse almoço, o café da manhã e muito mais no post Dica de hospedagem em São Paulo.
Um vídeo publicado por RêVivendo Viagens (@revivendoviagens) em
Pra finalizar, veja o videozinho super legal que a Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar, fez durante o evento. Acho que dá pra ter uma noção que como foi legal o Encontro!
E o já tradicional "carômetro" dos Encontros de Blogueiros (rolou no de BH e de Brasília), também é obra da Alessandra! Bacana demais, né?
Participantes do Vem pra Sampa, meu!
Foto: Alessandra Fratus - Tô Pensando em Viajar
👉 O Vem pra Sampa, meu! aconteceu em São Paulo entre os dias 07 e 09 de Outubro de 2016.
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente aqui