Cuba
é um país encantador, curioso, intrigante, singular!! Visitar Cuba é uma experiência
única! O país misura belezas naturais, praias com aquele azuuul caribenho, monumentos históricos, museus e um povo simpático e muito acolhedor, que encara, com um sorriso no rosto, todas as dificuldades e
recessões do regime político.
Nesse post, eu destaquei as principais informações que você precisa saber para programar sua viagem à Cuba.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Localização: Cuba é a maior ilha do Caribe. A ilha tem como vizinhos: as Bahamas, o Haiti, os Estados Unidos, as Ilhas Caymans e a Jamaica.
Capital de
Cuba: Havana (La Habana)
Área: 110 000 km²
População: 11 480 000 habitantes
Língua: Espanhol
Clima: Tropical. Cuba tem um clima quente durante praticamente todo o ano e conta com basicamente duas estações: uma estação seca de novembro a abril, com médias entre 18 a 28º C e outra estação úmida que vai de maio a outubro, quando pode acontecer furacões e a temperatura passa facilmente dos 30 ºC.
Principais Cidades: Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Remédios, Santa Clara, Trinidad, Matanzas, Varadero, Cayo Largo del Sur.
Moeda: Existem duas moedas em Cuba: o Peso Cubano (CUP) usado pelos
cubanos e o peso conversível (CUC) usado pelos turistas. A disparidade de
valor entre as duas moedas é enorme (25 CUP = 1 CUC) o que deixa
qualquer cubano louco pra conseguir uns trocados em CUC. Sim, são “dois
pesos e duas medidas” mesmo!
Cotação e câmbio: Só se
faz câmbio (oficialmente falando) em CUCs. Só para ter uma ideia, 1 CUC é mais ou menos 1 dólar.
O real não é aceito nas casas de câmbio, então é
preciso levar outra moeda. A melhor opção é o Euro, já o que para usar dólar americano, você irá perder 10% na troca (sim, rixa política). Outra moeda que interessante e bem comum por lá é dólar canadense (tem muuuuito canadense em Cuba).
A melhor opção para trocar dinheiro é direto nas casas de câmbio (chamadas de cadecas). Os grandes hotéis também fazem as vias de casas de câmbio, no entanto a cotação é um pouco mais desfavorável. O mesmo vale pro aeroporto.
A melhor opção para trocar dinheiro é direto nas casas de câmbio (chamadas de cadecas). Os grandes hotéis também fazem as vias de casas de câmbio, no entanto a cotação é um pouco mais desfavorável. O mesmo vale pro aeroporto.
Documentos
necessários para viagem:
- Passaporte
- Visto
O visto, na verdade, é apenas uma tarjeta del turista, ou seja, um cartão como o da foto abaixo. Custa cerca de 20 dólares e pode ser comprado no próprio balcão das companhias aéreas no momento do embarque ou ainda em algumas agências de turismo. Você pode pagar em reais mesmo, de acordo com a cotação do dia.A Avianca e Copa eu sei que vendem o visto, mas não são todas as cias aéreas que tem autorização para vendê-lo, então não custa nada se informar antes. Há também a possibilidade de se adquirir o “visto” nas embaixadas e consulados cubanos no Brasil. No entanto, o processo além de mais burocrático, é mais caro! O "visto" deve ser preenchido com nome, data de nascimento, número do passaporte e nacionalidade e ser entregue na imigração em Cuba. Eles destacam o pedaço da direta e você tem que guardar a outra parte para apresentar na saída.
- Seguro Saúde
Desde 1º de Maio de 2010 o seguro de saúde passou a ser item obrigatório para turistas entrarem no país. Faça cotação do seu seguro viagem por esse link e garanta os melhores preços.
- Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela
Desde 7 de fevereiro de 2017, Cuba passou a exigir o Certificado de Vacina de todos os brasileiros. Saiba como tirar o seu aqui.
- Na imigração também é necessário informar o endereço de onde ficará hospedado (mesmo que não seja em todos os dias) e sua passagem de volta ao Brasil.
Aeroporto: O Aeroporto Internacional José Martí (HAV) está localizado a cerca de 15 km do centro de Havana (Avenida Van Troy y final - Rancho Boyeros). Uma corrida de táxi até o centro histórico (Ciudad Vieja) fica em torno de 20 CUC. O aeroporto tem algumas lojinhas e lanchonetes.
Na sala de embarque, como já era de se esperar, não há um free shop, apenas algumas lojas vendendo artesanatos e produtos cubanos. Há também uma mini lan house onde se pode acessar a internet (coisa raríssima e caríssima em Cuba).
ATENÇÃO
Para sair de Cuba é necessário pagar uma taxa de 25 CUC. Reserve dinheiro pra isso!! A taxa só pode ser paga em dinheiro e só são aceitos CUCs. O guichê fica entre os balcões das companhias aéreas e a área de embarque e a taxa deve ser paga DEPOIS de feito o check in, pois a etiqueta será colada no verso do cartão de embarque.
Telefonia e acesso à internet: Para usar seu telefone celular é necessário desbloqueá-lo junto à sua operadora. Confira os valores para receber e fazer ligações e mandar mensagens, os preços variam entre os destinos.
A empresa de Telecomunicações de Cuba S.A. (ETECSA) é quem comanda a telefonia e o acesso à internet em Cuba. Existem lojas nos principais bairros de Havana e também nas cidades turísticas do interior do país. Lá é possível fazer chamadas para dentro e fora do país e também acessar a internet. Não existe wifi aberta em Cuba, portanto se quiser usar a internet, terá que comprar um cartão por 10 CUCs que vale por uma hora e pode ser usado em qualquer computador em quanto tempo e quantos dias quiser até atingir a marca de 1 hora. Além das lojas da ETECSA também é possível acessar a net, através desse mesmo cartão, e fazer chamadas internacionais nos grandes hotéis das cidades.
Fuso horário: 1 hora a menos que no Brasil.
Transporte: O sistema de transporte público em Cuba é péssimo. Existem pouquíssimos ônibus e os que têm vivem lotados, além de demorarem muito pra passar.
Portanto, para se locomover em Havana, além de andar bastante, a melhor alternativa são os táxis. E opção de táxi é o que não falta. Existem desde os oficiais que são mais caros e em carros mais novos até os carros antigos, a maioria da década de 50, que além de mais baratos são muito mais charmosos, convenhamos! No entanto, esses táxis não têm taxímetro, então, para evitar surpresas, negocie o preço antes. Peça desconto, pechinche, regateie
(como dizem os cubanos)!
Além
dos carros (novos e antigos) também existem outras opções interessantes como o
coco-táxi, uma moto adaptada com uma capa que lembra um coco.. ou um orelhão, e acomoda
de 2 a 3 pessoas, e o táxi-bike, uma bicicleta que carrega algo como uma
carruagem. Além das tradicionais charretes, que são usadas principalmente no
centro histórico onde há restrição de uso de carro em vários lugares.
Experimente
todos! Será, no mínimo, divertido!
Existem também os ônibus turísticos da TRANSTUR que levam turistas pra lá e pra cá o tempo todo, seja para city tours, visitas a lugares específicos ou entre cidades. Há também uma linha, na verdade são três linhas, chamada Habana Bus Tour (em Varadero também há o Varadero Beach Tour) que circula diariamente pelos principais pontos turísticos de Havana. O ônibus custa 5 CUCs e você pode pegá-lo em qualquer ponto na cidade, que são sinalizados com as plaquinhas correspondentes, e descer e subir quantas vezes quiser durante o dia. É uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
O
trânsito em Havana é bem tranquilo, já que não existem muitos carros na cidade.
Até o início desse ano a compra de carros não era permitida oficialmente pelo Governo,
isso explica a quantidade de carros antigos, das décadas de 20 a 60, que
existem no Cuba e que deixam o país ainda mais fascinante.
Saiba mais sobre Cuba, leia todos os posts do país aqui:
--
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
Adorei o post!!! Estou ainda mais animada em ir p Cuba!! Parabens!
ResponderExcluirObrigada!! Tá quase chegando a sua hora também, né? Delícia! =)
ResponderExcluirRe, estou viajando para lá no mês que vem. E seus relatos, impressos, serão meus companheiros de viagem. Bjs (a) Ronaldo TOVANI
ResponderExcluirQue bom, Ronaldo!!
ExcluirVocê vai adorar Cuba!
Boa viagem e bom proveito!
Estou programando uma viagem para lá em outubro... Estou aproveitando seus relatos!!
ResponderExcluirSão show de bola!!! Parabens!
Obrigada Kelston,
ExcluirPrecisando de algo é só falar!
Cuba é encantadora, você vai adorar!! :-)
Muito bem feito o post, inclusive o outro: "onde ficar..."
ResponderExcluirObrigado !
Paulo
Obrigada, Paulo!
ExcluirPrecisando, é só falar! ;-)
ola Renata td bom gostaria de saber se vc foi a Varadero e se indica alguma coisa por la ou ate msm nas proximidades
ResponderExcluirOi Camila, fui pra Varadero sim!
ExcluirFiquei 3 dias, mas 2 deles só no Resort mesmo. Mas no último dia, peguei o ônibus turístico (que comentei aqui no post) e rodei a cidade toda com ele e desci nos pontos principais. Ainda tenho que escrever sobre Varadero aqui, mas as viagens estão se atropelando... :-/
Olá Renta. Ótimo relato!!! Também estou indo para cuba. Tens alguma certeza sobre a aquisição da Tarjeta de Turista junto a Avianca / Taca??? Porque estou lingando para as empresas e todas dizem que não sabem do que estou falando.
ResponderExcluirAbraços.
Ei Felipe! Humm.. é sério que a Avianca não sabe nada sobre Tarjeta de turista? Que estranho isso! Bom, não sei te dizer então, pois eu fui de Copa e foi super tranquilo!
ExcluirBoa sorte e boa viagem! :-)
Renata, estou aqui planejando minha viagem pra Cuba e sonhando! Seus posts estão incríveis. Os melhores que achei! Agora fiquei curiosa com essa "Tarjeta de turista", não achei onde se referiu a isso. Ela representa algum benefício? Provavelmente irei pela Copa também. Abraços, parabéns e obrigada!! Evelize.
ResponderExcluirOi Evelize, tudo bem?
ExcluirObrigada! :-)
A tarjeta del turista nada mais é do que o visto que você precisa para entrar no país. É porque não exatamente um visto como estamos acostumados, então eles a chamam assim!! Falei mais acima, nesse post!
Boa viagem!
o preço da refeições? quanto levar?
ResponderExcluirOi "Anônimo" tudo bem com vc?
ExcluirEntão, é como eu sempre falo, quanto levar é algo muuuito relativo. Tudo depende do seu estilo de viagem e do tempo que vai ficar lá e quais lugares vai visitar!
Quanto às refeições, também depende do tipo de restaurante, de comida e bebida você pedir. Mas, neste post, eu falo dos restaurantes que fui e os preços do que comi http://www.revivendoviagens.com/2012/06/revivendo-havana.html
Dá uma olhadinha aqui! ;-)
Daqui a 13 dias estarei em Cuba. Já fiz todo o meu roteiro mas gostei de ver suas dicas. Muito obrigado.
ResponderExcluirSensacional teu post. Assim como você, também opto por viajar de maneira econômica e independente. Vou seguir tuas sugestões. Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirOi Daian, obrigada!!
ExcluirAproveite muito Cuba, o país é sensacional!
Comecei hoje a sonhar com uma viagem a Cuba e, pelo visto, já cai no blog certo. Como tenho umas milhas da AAdvantage, que em tese me dá direito de voar pela LAN ou pela Aeroméxico, vou tentar ver se consigo essas passagens na faixa. Minha mulher é reticente quanto a ficar em quartos de residências particulares, mas eu estou super a fim de partir por aí. Parabéns pelo blog e obrigado por dividir as informações. Rogerio - SP
ResponderExcluirQue ótimo, Rogerio! Obrigada!
ExcluirTomara que dê certo sua troca de milhas.
A hospedagem em casas de famílias cubanas, além de bem mais em conta, é uma experiência única! Vale muito a pena, viu?
Seja como for, vá e aproveite muito. Cuba é incrível!!