E, por fim, as praias de toda a região são bem tranquilas. No máximo tem um barzinho ou outro pra comer e beber algo. Mas nada daquela agitação das praias de Maceió, ou do Litoral Sul de Alagoas, principalmente. Sem falar que muitas praias são totalmente desertas, não têm absolutamente nada além das pousadas pé na areia e seus restaurantes, alguns deles abertos ao público em geral. Então, dependendo do lugar, você não consegue comprar nem uma garrafinha d'água. Ambulantes? Esqueça! Essa tranquilidade toda, ao mesmo tempo que atrai muita gente, também afasta outras tantas pessoas.
COMO CHEGAR EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
ONDE FICAR EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Antes de mais nada é importante enfatizar que o principal atrativo da cidade são suas belas praias. Parece besteira dizer isso, já que é uma cidade praiana, mas não. São Miguel (e também suas vizinhas) não tem graça nenhuma... falando da cidade em si. Se você estiver esperando uma cidadezinha de praia bonitinha, esqueça. São Miguel tem jeitão de cidade do interior e não de cidade praiana. Não existe um centrinho com lojinhas, restaurantes charmosinhos, bares, agito, nada disso. Lógico que a cidade tem opções, mas nada demais. Grande parte das pessoas que se hospeda ali fica na pousada mesmo que, inclusive, tem refeições incluídas geralmente.
Portanto, ao escolher uma pousada em São Miguel, é interessante observar se ela está à beira mar, ou bem próximo. Os acessos às praias são poucos e a maioria deles é feito apenas pelas pousadas. Encontrando um, o melhor é ir caminhando pela areia mesmo pra conhecer outras praias. Outra coisa, confira direitinho o caminho e como chegar, já que a sinalização é péssima e as estradinhas secundárias são meio complicadas.
A estrada (em amarelo) passa à esquerda e existem alguns caminhos de terra que levam até as pousadas. Reparem que não existe outro acesso à praia a não ser o das pousadas, pelo menos nessa região. |
Bom, eu não fiquei hospedada em São Miguel, mas uma amiga ficou na Pousada Riacho dos Milagres e gostou muito e outra passou a lua de mel na Côté Sud e recomenda. Sei que a Pousada do Toque é uma das mais famosas de lá. Passei e também por ela e pela Villas Taturé, que é maravilhosa! Mas dê uma olhadinha no Booking que tá cheio de opções de pousadas, chalés e até mesmo casas de aluguel. Certeza que você achará algo bacana.
Talvez uma opção mais econômica seja se hospedar em Porto de Pedras. As duas cidades são vizinhas e você nem percebe direito quando começa uma e termina outra. É praticamente tudo a mesma coisa.
Já eu preferi ter Japaratinga como base, pois a cidade fica estrategicamente posicionada entre São Miguel e Maragogi. E também, por ser menos conhecida que as vizinhas famosas, é possível encontrar opções de hospedagem bem mais em conta, como o Albacora Praia Hotel onde me hospedei que tem uma excelente relação de custo x benefício. Saiba mais do hotel aqui.
O QUE FAZER EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Praia do Toque
A praia do Toque fica no povoado de mesmo nome, que é conhecido por suas pousadas charmosas e exclusivas. A praia em si é bem calminha e, detalhe, deserta. Se não estiver hospedado lá, mas quiser conhecê-la leve tudo: água, um lanchinho, canga, guarda sol e sei lá mais o que. O lugar não tem nada, tá lembrado? Os restaurantes de algumas pousadas atendem não-hóspedes, mas geralmente é preciso fazer reserva antecipadamente.
A praia do Toque não tem nenhum acesso de carros à praia, apenas pelas pousadas. Pra chegar lá, seguimos as placas até a Pousada do Toque e deixamos o carro na rua, nos fundos da pousada mesmo, não há nenhum acesso para carros até a areia. Ao lado da pousada, tem um portão de madeira, à direta. É só entrar nele e percorrer um caminhozinho pela areia e pronto, vai chegar na praia.
Acesso à Praia do Toque que fica ao lado da pousada de mesmo nome. |
A água é cristalina e uma delícia. A areia estava assim, meio estranha, pois havia chovido na noite anterior. |
Praia do Toque |
Estendemos nossas cangas próximo ao hotel e ficamos um tempão curtindo a praia por ali. Depois demos uma caminhada pela praia. Em direção ao sul, caminhando pro lado direito, depois de mais ou menos meia hora, chegará à praia central São Miguel. Se for pro lado contrário, andando pouco mais de 10 minutos, chegará ao povoado de Porto da Rua, que faz parte de São Miguel, mas é bem maior e mais movimento que a própria sede.
Praia de São Miguel dos Milagres |
Praia do Riacho
A linda praia do Riacho, em São Miguel dos Milagres |
A chuva vem chegando mas a água continua com essa cor incrível! |
Pensa que a chuva foi rápida? Que nada! Durou a tarde toda e "melou" nossos planos de conhecer outras praias de São Miguel.
Praia do Patacho
Mas conhecemos também a praia do Patacho, que fica na cidade vizinha de Porto de Pedras. A praia é linda (novidade, né? rs). Ao contrário das demais praias, essa até é bem sinalizada, quer dizer, tem só uma única placa indicando a entrada, mas tem. O problema é que essa placa é visível apenas pra quem está indo de São Miguel em direção ao norte. Nós estávamos no sentido inverso, passamos direto pela entrada e só nos tocamos quando chegamos no Projeto Peixe Boi (que falo mais abaixo). Então retornamos e, aí sim, vimos a placa e encontramos a praia sem dificuldade.
A bela Praia do Patacho em Porto de Pedras |
Outro lugar que parece bacana é o povoado Tatuamunha. Lá é possível fazer um passeio de jangada pelos manguezais e observar os fofos peixe-bois que, pelo que disseram e pelas fotos que vi, nadam ao lado das embarcações, numa boa. Os tours são organizados pela Associação de Condutores de Turismo e Observação do Peixe Boi Marinho e têm duração de pouco mais de uma hora e um número bem limitado de visitantes por dia. Assim, não dá pra saber exatamente os horários dos tours e nem até que horas é possível fazê-los pois tudo vai depender do número de pessoas. Quando chegamos lá tinha acabado de sair um tour e preferimos ir pra praia do que esperar completar o número de pessoas para o próximo tour sair.
Ainda no Litoral norte, as cidades de Japaratinga e Maragogi são uma ótima opção pra um bate e volta de São Miguel dos Milagres. E na direção contrária, fica a interessante Praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, que também vale uma visita. Vale lembrar que pra chegar em Japaratinga e Maragogi, é preciso atravessar o Rio Manguaba de balsa. O trajeto é curtinho, mas pode ser um pouco demorado pois só cabem 4 carros por vez na balsa. Enquanto espera, aproveite pra apreciar a paisagem.
Litoral Norte de Alagoas: Japaratinga
Litoral Norte de Alagoas: Maragogi
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente aqui