O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no Estado do Piauí, guarda um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. O Parque protege pinturas rupestres de cerca de 6 mil anos e formações geológicas de mais de 200 milhões de anos! Aliás, o lugar recebeu esse nome devido a essas formações rochosas que se agrupam formando o que pesquisadores consideram ser pequenas cidades.
Na verdade, ninguém sabe bem ao certo como essas "cidades" foram formadas. São várias as teorias defendidas por cientistas e historiadores, mas não existe consenso. Alguns cientistas defendem que todas as formações, algumas com formatos bem peculiares, são fruto apenas da ação dos ventos, chuvas, calor e erosão. Já o o historiador austríaco Ludwig Schwennhagen acredita que são vestígios de uma cidade fenícia que existiu ali no passado. Mas a teoria mais, digamos, interessante é a do escritor suíço Erich von Däniken, autor de “Eram os deuses astronautas?” que atribui a construção das Sete Cidades à extraterrestres.
Seja lá como tudo tenha surgido, o fato é que as formações rochosas são intrigantes e têm estilos bem diferentes de uma "cidade" pra outra. Algumas rochas tem formatos bem peculiares, como a pedra do elefante, do Rei, do beijo, de Dom Pedro I, dedo de Deus, mapa do Brasil, entre outras tantas que a sua imaginação permitir ver.
Sete Cidades fica a quase 200 km ao norte da capital Teresina e a 150 km de Parnaíba, a 1a cidade do litoral piauiense. Portanto, é uma parada bem estratégica pra quem, como eu, está fazendo um vagem de carro pelo Estado. Algumas pessoas fazem um batidão num dia só. Saem cedo de Teresina, visitam o Parque e seguem pro litoral no mesmo dia (ou vice-versa, começando a viagem pelo litoral). Se você estiver sem carro, existem ônibus saindo de Teresina pra lá em vários horários. A empresa que faz a rota é a Expresso Guanabara.
Mas eu preferi dormir próximo ao Parque pra visitá-lo com calma e pegar os melhores horários. Eu fiquei no Hotel Califórnia que é o melhorzinho (mas ainda assim muito simples) da cidade de Piripiri, que fica a 20km do Parque. Reservei lá na hora mesmo. Assim, eu fiz a trilha maior e que leva ao mirante no fim do dia, com direito a um pôr do sol lindo e, no dia seguinte, visitei as outras "cidades" de manhã cedo. O calor é insuportável e qualquer horário no meio do dia é sofrido.
Pra conhecer todas as cidades, de carro, você irá gastar umas 3 ou 4 horas, pelo menos. Também é possível fazer o percurso de bicicleta ou a pé. Mas, lembre-se do calor. E é quente de verdade, do tipo que existe "um sol pra cada pessoa", como dizem por lá! A entrada do Parque é grátis, mas para visitar o lugar você precisa, obrigatoriamente, de contratar um guia. Até porque apenas ver um monte de pedras, não faria sentido nenhum sem saber a história do lugar. Os guias cobram preços diferenciados para quem visita o lugar de carro, de bicicleta ou a pé, sendo o preço pro percurso de carro mais barato e a pé mais caro, obviamente porque o esforço e o tempo gasto são muito maiores.
RÊVIVENDO FOTOGRAFIAS
Toda segunda-feira, uma viagem é revivida aqui através de uma fotografia.
Foto de hoje: Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí.
Um dos mirantes do Parque Nacional de Sete Cidades, no fim do dia. |
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔ Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Ei Natalie, que ótimo!
ResponderExcluirMuito obrigada! :)
bjos