À noite caiu uma tempestade que eu achei que o dia seguinte seria todo perdido. E qual não foi a minha surpresa quando acordei e dei de cara um céu azuuuul!?! Aproveitamos então pra ir até Tourinhos, uma praia que fica a cerca de 8km de Gostoso. Muita gente faz passeio de buggy ou aluga um quadriciclo pra ir pela praia. Como estávamos de carro, preferimos ir por conta própria mesmo.
Pra mim, é a praia é a mais bonita da região. Do lado direito tem umas dunas petrificadas de mais de 2 mil anos (!!!) e várias piscinas naturais que se formam na maré baixa. Muita gente recomenda ir no fim do dia. Dizem que o pôr do sol lá é maravilhoso. Mas resolvemos aproveitar que o dia amanheceu ensolarado pra conhecer a praia. Como o tempo estava muito instável, achamos melhor não arriscar deixar pra ir no fim do dia e pegar o tempo fechado.
|
Praia de Tourinhos RN |
|
Piscinas Naturais de Tourinhos RN |
Pena que não conseguimos curtir muito a praia porque vimos várias águas vivas na rede de uns pescadores que estavam lá e uma menina que resolveu entrar na água foi queimada. Ficamos lá um tempo, tiramos umas fotos e voltamos pra curtir praia em Gostoso mesmo. Passamos o dia no Spaço Mix, um barzinho/restaurante/barraca de praia super gostoso que tem vários ambientes e é uma delícia. Fica aberto durante todo o dia e à noite também. Lá, inclusive, que rola umas baladinhas nos finais de semana, ou mesmo durante a semana na alta temporada.
|
São Miguel do Gostoso RN |
Aliás, restaurantes lindinhos e gostosinhos não faltam em Gostoso. A variedade é enorme! Tem pra todos os gostos, desde a tradicional comida nordestina até comida asiática, passando por pizzarias e steak houses. A grande maioria desses lugares está nas 2 ruazinhas que cortam a rua principal e levam às praias da Xêpa e de Maceió.
No dia seguinte, seguimos viagem mais pro norte do Estado. Mas antes fizemos uma parada numa pousada e beach club com o nome providencial de Paraíso do Brasil! rs. O lugar aberto recentemente e fica bem ao lado do Farol do Calcanhar, na cidade de Touros, vizinha a Gostoso. Esse é o maior farol do Brasil e tem esse nome porque fica bem ali naquela "quebradinha", onde começa a BR101 que desce pelo litoral até o Rio Grande do Sul, e onde o litoral brasileiro deixa de ser voltado pro Nordeste e passa a ser voltado pro Norte.
Pra usufruir da estrutura do lugar que conta com restaurante, piscina e bar de praia é preciso pagar apenas 10 reais que serão revertidos em consumação. Ficamos lá até mais ou menos a hora do almoço e seguimos viagem pra Galinhos.
|
Farol do Calcanhar, no Marco Zero da BR 101. |
GALINHOS
Galinhos é uma cidadezinha minúscula de apenas 400 habitantes (pensa!) e, como era de se esperar, aquele climinha tranquiiiilo de cidade praiana do interior. Galinhos fica numa península de ruas de areia onde carros não entram. Pra chegar lá só mesmo de barco. Quer dizer, também é possível ir pela praia e pelas dunas de buggy, existem até alguns passeios de bate e volta que saem de São Miguel do Gostoso. Mas o transporte, digamos, oficial é o barco mesmo.
Ficamos hospedadas na Pousada Made In Aqui e fiz a reserva pelo
Booking, mas não consigo localiza-la mais lá. E olha que tem pouco mais de um que me hospedei lá. É uma pena, porque a pousada era uma graça. De toda forma, existem outras opções bacanas pra vários bolsos.
Nós chegamos em Galinhos no fim do dia mas ainda a tempo de assistir a um pôr do sol lindo no farol que fica bem na ponta da península. São comuns os passeios de charrete até lá, mas dá pra ir caminhando pela praia numa boa.
|
Pôr do sol no farol de Galinhos |
No dia seguinte, fizemos um passeio de barco com o famoso
Júnior Tubarão. Ele oferece passeios de barco exclusivos e privativos no seu "Camaro Amarelo", barco que construiu com as próprias mãos. O passeio dura o dia quase todo e passa por manguezais, dunas de sal e de areia, com uma parada estratégica pra banho na base da duna com direito a rede armada no braço de mar e tudo mais! O grande diferencial do passeio é o almoço feito com frutos do mar frescos servido dentro da água.
Maaaasss eu sou chata e não gosto de frutos do mar 🙈 Então, acabamos optando por almoçar em Galos, distrito de Galinhos. Maaas se você curte a comida, não deixe de ter essa experiência que deve ser incrível! O passeio saiu por 100 reais por pessoa, com almoço pago a parte.
Farei um post com mais detalhes desse passeio depois, mas é bem bacana e super recomendo que façam também. É bom agendar com antecedência porque ele só faz passeios privativos e a procura é grande. Só mandar um WhatsApp pre ele e chorar um desconto em meu nome!! hahaha ☎ Júnior Tubarão - (84) 8115-2772
|
Passeio de barco privativo no Camaro Amarelo do Júnior Tubarão, em Galinhos |
Demos azar de pegar um dia feio e céu todo encoberto por nuvens quando fizemos o passeio, o que acaba deixando as paisagens menos bonitas, né? Em compensação, presenciamos um fim de tarde lindo e cor de rosa na praia de Galinhos!
|
Pra despedir bem de Galinhos |
DUNAS DO ROSADO
Na manhã seguinte, seguimos para nosso último destino no Rio Grande do Norte, as
Dunas do Rosado. Eu já estava com essa viagem marcada quando vi uma foto liiiiinda de umas dunas meio cor de rosa num desses perfis de repost no
Instagram (já não lembro mais qual). Só sei que fiquei louca pra conhecer e fui pesquisar o destino. Descobri que iríamos passar bem próximo a ele e resolvi incluir no roteiro da viagem.
As Dunas do Rosado são o 2° maior conjunto de dunas móveis do Brasil, perdendo em extensão apenas pros Lençóis Maranhenses. Estão inseridas dentro de uma área de proteção ambiental e se localizam entre Porto do Mangue, cidadezinha do litoral norte do Rio Grande do Norte, quase na divisa com o Ceará.
O ideal é visitar as dunas preferencialmente no fim da tarde pra pegar o pôr do sol e poder caminhar pelas dunas sem queimar os pés nas areia quente, nem torrar debaixo do sol. Por isso, passamos uma noite em
Ponta do Mel, distrito de
Areia Branca que fica a menos de 20km de lá. Ficamos na
Pousada da Maré, uma pousadinha bem simples que fica quase de frente pra praia de Ponta do Mel. Almoçamos na praia e fomos para as dunas umas 4:30 da tarde.
As dunas são realmente um espetáculo ao vivo. Gente, que lugar mais lindo! Sério! A cor da areia é impressionante, tudo rosinha. Parece mentira até! E é uma delícia caminhar pelas dunas, deitar e rolar rs. Não tenha preguiça de andar, explore o máximo que puder! As paisagens são simplesmente incríveis. E o melhor de tudo! O lugar é totalmente vazio! Não tinha absolutamente ninguém por lá! Foi perfeito!
|
As incríveis Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte |
Como o lugar não é dos mais conhecidos e nem muito próximo a Natal, acaba não sendo muito visitado. Mas eu super recomendo que você o inclua no roteiro se estiver fazendo uma viagem de carro semelhante à nossa. Só pra vocês se situarem, as Dunas do Rosado ficam a 84 km de Mossoró, 120 km de Galinhos, 230 de Natal e 170 de Canoa Quebrada, no Ceará, que foi nosso destino seguinte. Então, no nosso caso, foi uma parada mais do que estratégica no meio do caminho.
Enfim, nossa viagem acabou aqui. De Ponta do Mel seguimos pro Ceará, onde visitamos Canoa Quebrada e Jericoacoara, pela 2a vez e Fortaleza pela 2a vez. Bom, mas isso é assunto pra um outro post.
Acho que já falei demais, né? hehe
Ainda irei escrever alguns posts específicos sobre cada destino, mas acho que deu pra ter uma ideia geral do nosso roteiro de viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte, né? Qual dúvida é só deixar nos comentários aí abaixo. 😉
👍
Gostou do conteúdo e quer salvar pra consultar depois? Dê um "pin" na foto abaixo e salve no seu Pinterest!
Aproveite para seguir o blog por lá também! 😉
--
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔
Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Que delícia de post! Já fomos em Natal e Pipa e amei demais, principalmente Pipa. Mas agora deu vontade de voltar e conhecer Gostoso, que deve ser gostoso, heheheheh. Adorei as dicas e o roteiro.
ResponderExcluirGostoso é uma delícia!
ExcluirVale super a pena reservas uns dias pra curtir a cidade com calma!
Nossa, que delícia....a resposta é: sim, fiquei interessada!! Que lugar incrível e que você conseguiu retratar perfeitamente pelas imagens que colocou. Parabéns.
ResponderExcluirRio Grande do Norte é surpreendente!
ExcluirSeu roteiro é muito bom, Rê! Dá vontade de ir pro Rio Grande do Norte e fazer igualzinho (mas com menos chuva, por favor hahahaha)
ResponderExcluirHahaha vai amar!
ExcluirE pelo amoooor de Deus! Ninguém merece chuva em praia, né? rs
Menina, que delícia! Faz tanto tempo que fui pra Natal. Preciso voltar urgente. Cada pôr do sol mais lindo que o outro, hein?! Aliás, amo viajar com você por esse Brasil afora! Demais! :)!
ResponderExcluirAMO Natal e Pipa! Infelizmente só conheço essas duas cidades no RN, mas fiquei com muita vontade de voltar e conhecer São Miguel do Gostoso... Só esse pôr do sol que você assistiu na praia já valeu o perrengue de ter pego chuva direto em Natal né? xD
ResponderExcluirQue maravilha essas dunas cor de rosa! Queremos já!
ResponderExcluirPrecisamos ir mais vezes ao Nordeste! A gente baba demais nessas fotos!
Anotamos tudo, especialmente o contato do Júnior Tubarão, pra chorar um desconto! kkkk
Hahaha pode chorar o desconto mesmo, viu? rs
ExcluirNordeste é demaaais! Eu AMO!
Olá, amei as dicas.
ResponderExcluirQueria saber qual carro vocês alugaram. Com um carro popular eu consigo chegar a todas praia e lagoas
abs
Oie, que bom que gostou!
ExcluirSim, alugamos um popular mais.. o mais barato que tinha (com ar condicionado rs). Pode ir tranquila! Vai adorar!
PS: Desculpe a demora em responder, eu estava viajando!
Olá! Adorei o roteiro :) Queria saber como vocês chegaram nas Dunas de fato. Tem acesso de carro ou é feito por passeio particular? Abs
ResponderExcluirOi Alexandre, muito obrigada! :)
ExcluirAs dunas estão praticamente dentro da cidade. Elas estão tomando conta da estrada, inclusive. Mas o lugar é enorme e acho que dá pra subir nas dunas de vários lugares. Nós fomos dirigindo contornando elas e paramos o carro em 2 lugares diferentes e seguimos caminhando até as dunas. Não sei se tem um local exato onde as pessoas visitam, porque onde fomos não tinha ninguém!
Amei apesar das chuvas que fotos lindas. Estou pensando em fazer o mesmo roteiro de vocês em março 2019. Obrigada
ResponderExcluirAhh que delícia! Vai amar!
ExcluirAinda mais se pegar sol (e a chance em março é enorme).
Boa viagem e curta muito!
Muito legal
ResponderExcluir