PHOENIX PARK
O Phoenix Park é o maior parque de Dublin, aliás, é o maior parque urbano de toda a Europa! Tem mais de 700 hectares. Enoooorme! O local é muito visitado por turistas que vão principalmente atrás dos veados que vivem soltos por lá. Todo turista empolgado que se preze tem uma selfie com os veados! E, claro, eu tirei a minha também! Hahah Mas os moradores locais também utilizam o parque para lazer, praticar atividades físicas, picnic, etc.
Nesse post tem mais informações sobre o Phoenix Park
|
Os veadinhos fofos do Phoenix Park |
STEPHEN'S GREEN PARK
Apesar do Phoenix Park ser o parque mais famoso de Dublin, o meu queridinho é o Stephen's Green Park. Ele é uma graça, cheio de flores, lagos, gramado, banquinhos e está sempre muito movimentado. Pudera, ele fica no coração de Dublin e é de fácil acesso pra todos!
Lugar super gostoso pra descansar, encontrar com os amigos, fazer picnic ou apenas jogar conversa fora ou ficar curtindo a paisagem. Eu fui lá várias vezes, tanto sozinha, como com meus amigos. E adorei! Não deixe de dar uma passadinha por lá também! Ele fica pertinho da Grafton Street, então é uma boa opção de pausa pra antes e/ou depois das compras.
|
Stephen's Green, meu parque predileto em Dublin |
GRAFTON STREET
Localizada próximo à região do Temple Bar e do Stephen's Grren, a Grafton Street é uma das principais ruas de Dublin. Movimentada a qualquer hora do dia ou da noite, a rua exclusiva para pedestres, tem uma grande variedade de lojas de todos os tipos, restaurantes, cafés e pubs também, claro!
Como a Grafton Street tem uma localização ótima, bem no burburinho de Dublin, uma hora ou outra você vai acabar passando por ela, nem que seja por acaso. Aproveite então pra curtir o local. Além do comércio e dos prédios históricos, tem sempre algum artista de rua fazendo alguma apresentação por lá! Não me lembro de ter passado por lá sem alguém tocando algum instrumento e/ou cantando na rua. Bem legal!
|
Grafton Street, uma das ruas mais famosas de Dublin |
MERRION SQUARE
Apesar do nome de praça (square), a Merrion Square, na verdade, é um parque de quase 5 mil hectares. Quando foi criada, no final do século XVII, o local funcionava como parque privado para os moradores do entorno.
Entre eles, destacam-se nomes como Daniel O'Connell (que dá nome à principal rua de Dublin), George Russel e Oscar Wilde. Todos eles, e mais algumas figuras importantes como Michael Collins, estão representados por esculturas espalhadas pelo parque. Mas a mais famosa delas, sem dúvidas, é do Oscar Wilde, essa aí da foto abaixo! haha
|
A famosa estátua de Oscar Wilde, na Merrion Square |
O'CONNELL STREET
Essa é a rua principal de Dublin, super movimentada, cheia de carros, ônibus, trams (que lá são chamados de Luas) e gente pra todo o lado. Impossível você não passar pela O'Connell Street. É ali, e nas ruas paralelas (destaque aqui vai para Henry Street), que você vai encontrar as principais lojas, supermercados, cafés, agências de turismo, pubs e vários outros atrativos da cidade. Tudo acontece por ali!
É lá, bem no meio da O'Connell Street, que fica o Spire, o marco de Dublin. Ele é enorme (tem mais de 120 metros de altura) e pode ser visto de vários lugares da cidade, servindo meio que como um ponto de referência quando se está perdido. É só olhar pra cima, procurar pelo Spire e se localizar (fiz muito disso por lá no início) haha Impossível se perder! rs
|
O icônico e enorme Spire, bem no meio da O'Connell Street |
GARDEN OF REMEMBRANCE
Como o nome já diz, o Jardim das Lembranças (Garden of Remembrance) é um jardim construído para lembrar de todos que deram suas vidas pela independência irlandesa (que viveu séculos sob domínio inglês). O jardim é pequeno e comprido, com muitas fores, esculturas, banquinhos para você sentar e curtir o lugar.
O
Garden of Remembrance fica no alto da
O'Connell Street, a principal rua da cidade, como eu mencionei acima. Eu passava todos os dias na frente dele e vocês acreditam que eu só entrei um único dia? Tirei umas fotos bem mais ou menos já que a luz não estava favorecendo, e acabei não voltando nunca mais!
|
O simpático Garden of Remembrance |
MUSEUS NACIONAIS
Dublin tem vários museus gratuitos. Pra falar a verdade, todos os museus que são administrados pelo governo federal são gratuitos, embora algumas coleções específicas sejam pagas. Eu conheci a
National Gallery, o
National Museum of Ireland e o
National History Museum.
Mas outros museus governamentais gratuitos que merecem destaque, mas que eu não cheguei a visitar, são:
Dublin City Gallery The Hugh Lane, Irish Museum of Modern Art, Archaeology Museum, Decorative Arts & History Museum, Science Gallery e National Library of Ireland.
|
National Gallery de Dublin |
RIO LIFFEY
O Rio Liffey é um dos principais de Dublin e divide a cidade em duas: o setor sul onde ficam os "bairros" pares e o norte, onde estão os ímpares. Muita gente se localiza pelos "bairros" Dublin 1, Dublin 2, Dublin 3 e por aí afora.
só dá pra andar, não me surpreendi! mas que ótima viagem hein?
ResponderExcluiré verdade! só trouxe informação útil de caminhada!
Excluirmas foi uma excelente matéria