Sighisoara é uma cidade fofa, de nome estranho (leia "Siguixoara"), que fica no coração da Transilvânia, na Romênia. Foi lá que a "estrela" principal do país, o Conde Drácula, nasceu. Para saber mais detalhes sobre a vida do Conde Drácula e as lendas relacionadas, dá uma olhada nesse post.
Embora tenha poucas referências a esse respeito por lá, a Sighisoara por si só merece a visita. Ela conquista qualquer um com sua beleza. A arquitetura medieval, as ruas de paralelepípedos e as casas coloridas dão um ar todo especial à cidade.
COMO CHEGAR EM SIGHISOARA
Sighisoara fica a mais de 300 km da capital Bucareste. Apesar existirem ônibus e trens ligando as 2 cidades, o mais comum é chegar a partir de Brasov, Sibiu ou mesmo Cluj-Napoca (que ficou de fora do meu roteiro). Afinal de contas, essas cidades ficam bem mais próximas, merecem a visita e são uma ótima opção para quebrar a viagem de cerca de 5 a 7 horas, entre Bucareste e Sighisoara.
A distância entre Brasov e Sighisoara é de mais ou menos 120 km, já Sibiu fica um pouco mais próxima, a menos de 100 km. Existem ônibus e trens ligando essas cidades entre si. Mas a melhor opção, sem dúvida, é alugar um carro. Além de ser mais rápido e prático, também é possível conhecer vários lugares interessantes no caminho.
Foi isso que eu fiz. Mesmo viajando sozinha, preferi alugar um carro pra poder explorar melhor a região. Foi a melhor coisa que eu fiz. Super recomendo! Paguei 17 euros na diária com a RentalCars.
A fofa cidade de Sighisoara, na Romênia |
O QUE FAZER EM SIGHISOARA
Sighisoara é pequenininha, tem apenas 23 mil habitantes e seu centro histórico é facilmente percorrido a pé em um dia. Eu cheguei em Sighisoara (vindo de carro de Brasov) umas 2h da tarde, só deixei minhas coisas na pousada e saí pra almoçar e bater perna. Como no verão só escurece lá pelas 10h da noite, tive tempo suficiente de conhecer tudo o que eu queria tranquilamente!
O 1º lugar que visitei foi a Torre do Relógio (Clock Tower - Turnul cu Ceas) que tem uma vista bem bonita da cidade. Vale a pena! No caminho de subida tem um museu meio fraquinho, apenas com informações em romeno.
Vista da Torre do Relógio de Sighisoara |
Um pouco mais à frente da Torre fica a casa onde o Conde Vlad Teles, digo, Drácula nasceu e morou por 4 anos. Hoje o lugar é apenas um restaurante. Meio sem graça, né? Mas é só isso mesmo! Eu nem me interessei em entrar porque achei que não teria nada demais lá!
Eis a casa onde o Conde Drácula nasceu (é essa amarela aí da foto, fica pertinho da Torre do Relógio). |
Seguindo mais um pouco, à esquerda fica uma escadaria coberta de madeira, construída em 1642. Após subir 176 degraus, você chegará na Biserica Den Deal, ou Igreja da Colina. É preciso pagar 8 lei se quiser visitar a igreja. Eu não quis!
Preferi passear pelo cemitério que tem ali do lado e apreciar a vista da cidade a partir de um mirante. Pra descer de volta à cidade, fui caminhando pela estranhadinha. O caminho é mais longo, mas mais bonito e interessante do que a escada.
Biserica Den Deal e sua bela vista de Sighisoara |
Caminho para a Biserica Den Deal. Subindo pela escadaria de madeira e descendo pela estradinha bonitinha |
Bom, depois de visitar esses atrativos, agora é só sair caminhando pelas ruas com casas coloridas e se encantar pela cidade medieval de Sighisoara. Aproveite também para conhecer algumas das 9 torres de defesa da cidade antiga que ainda estão de pé, e muito bem preservadas, diga-se de passagem.
As ruas coloridas e fofas de Sighisoara |
Algumas das torres de Sighisoara |
Fora do centrinho histórico, vale a pena conhecer a Biserica Sfânta Treime (Holy Trinity Church), que é lindona e fica na beira do rio, num lugar bem bonito, principalmente no fim do dia, como eu fui.
Biserica Sfânta Treime |
Voltei pra pousada caminhando pelo rio até a Strada 1 Decembrie 1918, uma das principais rua da cidade, cheia de prédios lindos e coloridos e que fica fechada apenas para pedestres aos domingos. Me joguei no sofá com as comprinhas que tinha feito no supermercado e fiquei observando o anoitecer do janelão do meu quarto que tinha uma vista espetacular da cidade!
ONDE FICAR EM SIGHISOARA
Dessa vez, escolhi ficar numa pousada, na verdade em uma guest house, a Cosbuc Residence. Aproveitei que o preço estava bem acessível (paguei 93 lei, o que dá ± 90 reais) pra ficar num quarto individual, dessa vez.
O lugar é arrumadinho, o quarto bem grande e a vista, nem preciso dizer nada, né? Dá só uma olhada na sequência de fotos do entardecer, abaixo. Os donos são uns amores, super simpáticos e ganhei até uma dose de Palinca, uma bebida típica da Romênia, que seria algo tipo uma cachaça!
Parte do meu quarto enorme em Sighisoara com uma vista privilegiada da cidade |
Fotos tiradas (de celular) sentadinha na poltrona do meu quarto em Sighisoara, com vista da cidade |
Bom, a Cosbuc Residence não fica dentro da cidade medieval, mas fica bem pertinho, coisa de 3 minutos caminhando. Gostei bastante da localização. Até mesmo porque, como eu estava de carro, seria complicado (mas não impossível) dirigir e estacionar lá dentro.
Caso queira se hospedar na old town, a Casa Bertha, a Casa Savri, a Domic Boutique e a Taschler Haus parecem boas opções. Mas pra quem preferir apartamento, o Smart Apartments, Dominic Boutique Tamplarilor, a Casa Augustus e a Peter House também estão localizadas dentro da dentro da cidade medieval. E tem também o Burg Hostel Sighisoara, o único hostel que vi por lá!
➤ Saiba mais sobre a Romênia aqui: www.revivendoviagens/romenia
Já segue o blog no Instagram? Vai lá então: @revivendoviagens
Tá cheio de fotos lindas da Romênia lá! É só procurar pela hashtag #RêVivendoaRomênia
--
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
Vendo uma cidade fofa e coloridinha assim, nem dá pra acreditar que o Drácula nasceu ali hahahaha Tenho muita vontade de conhecer a Romênia!
ResponderExcluirHaha não é?
ExcluirA Transilvânia é toda assim, fofa, linda e colorida! Bem diferente da imagem sombria que passam por aí, não é mesmo?
Seu texto me inspirou a conhecer Sighisoara na Romênia, está incrível e realmente desperta o interesse no destino. Show!
ResponderExcluirSighisoara vale muuuuuito a visita!
ExcluirGente, nunca tinha ouvido falar de Sighisoara mas já fiquei doida pra ir! Que fofura! A Romênia é um sonho antigo...
ResponderExcluirSighisoara é demais! Não deixe de incluir no seu roteiro! Vai amar!
ExcluirSighisoara parece ser linda e valer a pena a visita. Bom conhecer esses lugares que nem sabíamos da existência rs
ResponderExcluirSiiimm. Sighisoara é demais! Vale muito a pena!
ExcluirQue gracinha de cidade ! Fiquei encantada. Parece um mergulho no tempo. Difícil mesmo falar Sighisoara haha Bacana você compartilhar conosco.
ResponderExcluirSighisoara é muito fofinha mesmo!
Excluirque amor essa cidadezinha! o jean visitou com um amigo ano passado e achou muito mais legal do que a capital, parece q tem um ar mais "unico e identico"
ResponderExcluirCom certeza! A parte menos interessante de toda a Romênia é a capital. O interior tá de 10!
Excluir