Curaçao é um típico paraíso caribenho, com praias com águas cristalinas de um azuuuul de "doer" os olhos. O país que era meio que desconhecido ou mesmo ignorado por brasileiros, de repente, virou modinha por aqui. Tanto que até ganhou um voo direto.
Mas será que a fama é justificada? Curaçao é tudo isso mesmo? E eu digo que sim. Eu amei o país! Acho que vale muuuito a pena e recomendo a todos. Obviamente, existem estilos diferentes de viajantes.
Pode ser que alguém não goste? Até pode! Mas acho difícil. O país é bem democrático em termos de praia, tem pra todos os gostos. Desde as mais simples e praticamente desertas, até as super estruturadas com baladinha e tudo mais. Sem falar na capital Willemstad que é lindinha demais.
Bora lá então pra eu te contar um pouco mais desse país incrível e você entender porque Curaçao caiu nas graças dos brasileiros.
ONDE FICA CURAÇAO
Apesar de Curaçao estar na moda entre brasileiros, muita gente ainda nem nunca ouviu falar ou não sabe que é um país. Então, vamos entender isso.
Curaçao é uma ilha pequeninha, com apenas 444 km² e 150 mil habitantes que, juntamente com Aruba e Bonaire, faz parte do ABC caribenho. As 3 ilhas ficam próximas à costa da Venezuela.
COMO CHEGAR EM CURAÇAO
Há cerca de um ano, a Azul passou a ofertar voos diretos de BH para Curaçao. Outras opções seriam a Avianca, com escala em Bogotá, ou a Copa, com escala na Cidade do Panamá.
Quando eu comprei minha passagem, em maio de 2023, ainda não tinha voos da Azul e a melhor opção foi a Avianca. Paguei 735 reais na passagem de volta Curaçao-Bogotá-BH. Antes de ir pra Curaçao, eu passei 15 dias na Colômbia na região de Medellín. Então, comprei BH-Medellín (R$477,00) e depois Medellín-Curaçao (R$528,00), ambas com escala em Bogotá.
Mas eu dei uma pesquisada e, na época, a passagem de ida, de BH para Curaçao (com escala em Bogotá) estava mais ou menos o mesmo valor da volta. Ou seja, daria uns 1500 reais ida e volta. Isso pra voar em janeiro, altíssima temporada. Ou seja, preço excelente!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAJAR A CURAÇAO
Além de um passaporte válido até o final da viagem, nós brasileiros também precisamos apresentar o cartão internacional de vacina contra a Febre Amarela. Além disso, todo mundo que entrar em Curaçao precisa preencher digitalmente o formulário de imigração DI Card dentro de 7 dias da viagem.
Por fim, um seguro viagem não é exatamente obrigatório, mas é altamente recomendado. Eu sempre recomendo a a todos jamais viajarem sem seguro viagem, pois a gente nunca sabe quando terá uma emergência médica, um acidente, um infarto, uma torção de tornozelo, uma crise de apendicite ou de pedra nos rins, por exemplo.
Faça agora mesmo uma cotação de seguro viagem e garanta o melhor preço.
QUANDO IR E QUANTOS DIAS FICAR EM CURAÇAO
Uma das grandes vantagens de Curaçao é estar fora da rotas dos furacões que costuma atingir outros países do Caribe. Além disso, lá não tem um regime de chuvas muito intenso. Portanto, é possível visitar a ilha em absolutamente qualquer época do ano.
Obviamente, dezembro e janeiro são altíssima temporada. Então, se puder evitar, evite. Não porque fique muito lotado, eu fui em janeiro e achei bem tranquilo. Mas porque alta temporada é sempre mais caro, né?
Para você aproveitar minimamente Curaçao reserve, ao menos de 4 dias. O ideal mesmo seria uns 7 ou 8. Eu fiquei 5 dias e achei bem ok. Mas ficaria mais tranquilamente. Não consegui visitar todas as praias que eu queria, mas acho que consegui selecionar bem as que conheci. Com mais tempo, eu poderia ter conhecido mais praias e até mesmo ter voltado em algumas.
QUAL MOEDA LEVAR PARA CURAÇÃO
O moeda oficial de Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas (ANG). Até 2010 pertencia às Antilhas Holandesas. hoje já é um país independente, mas a influência da Holanda por lá ainda é bem presente. Inclusive, no supermercado tem vários produtos holandeses com preços bons se comparados a esses mesmos produtos no Brasil.
Bom, mas quando vale o florim? Ao contrário do nosso sofrido real, o florim tem um câmbio fixo em relação ao dólar 1 USD = 1,80 ANG. Então, atualmente (em 2024) 1 florim está valendo pouco mais de 3 reais.
Mas não se preocupe em trocar dinheiro, o dólar é amplamente aceito por lá. Inclusive, você vai achar os preços em florim e dólar em quase todos os lugares. Só fique atento porque, mesmo se você usar o dólar em uma compra, quase sempre o troco será em florim.
Uma boa opção é usar esses cartões globais multi moedas. Eu usei o cartão wise em vários lugares e funcionou perfeitamente. Aliás, se você ainda não tiver o cartão e quiser fazer a 1ª transação sem pagar taxa nenhuma, é só se cadastrar por esse link.
Agora, se você precisar sacar dinheiro lá, saque uma quantia maior de uma só vez. Todos caixas eletrônicos que eu testei, cobram taxas entre 10 e 15 florins, dependendo do banco (ou seja, mais de 30 reais por saque).
IDIOMA DE CURAÇAO
Se você imagina que o idioma falado em Curação é o espanhol, como na maioria dos países da América Latina, você está errado. Apesar de muitos lá falarem espanhol e também inglês e holandês, a língua oficial é o papiamento.
"PAPIAMENTO: língua crioula de base espanhola, com antigas influências do português e modernas do holandês, falada nas Antilhas Holandesas (Curaçao, Aruba, Bonaire)"
Muitas palavras do papiamento nos soam familiares pois são bem semelhantes ao português. Outras, geralmente as de origem holandesa, são quase indecifráveis.
Uma palavra exclusiva e muito comum por lá que você vai ouvir muito e ver em vários lugares, lojas, restaurantes e tem até mesmo um letreiro exclusivo pra ela é: DUSHI.
CHIP DE INTERNET EM CURAÇAO
Eu sempre indico comprar um chip de internet em uma viagem internacional. Mas, dessa vez, eu mesma não segui minha dica rs. E quer saber? Achei super de boa ficar sem internet.
Mas, assim, nossos planos iniciais eram pegar um
chip da airalo pra quebrar o galho em qualquer emergência, mas acabamos não precisando. O chip custa 9,50 dólares mas tem apenas 1 GB, como eu disse: é mais pra emergência mesmo. Se você quiser ficar conectado o tempo todo, tem um outro chip local que custa 30 dólares.
Nós fizemos tudo de carro e usamos um aplicativo
offline (o
Maps.me) que nos atendeu super bem. Tínhamos
wifi em casa, que era onde a gente realmente usava o celular. Sem falar que algumas praias e restaurantes também tinham. Então, não sentimos falta. Foram só 5 dias e estávamos lá pra curtir mesmo o lugar.
COMO SE LOCOMOVER EM CURAÇAO
A melhor forma de conhecer Curaçao, sem dúvida alguma, é de carro. Não dá pra conhecer nada caminhando, nem de bicicleta... eu sei, a gente fala que a ilha é pequena, mas não é tão minúscula assim não. Você vai precisar sim de um carro.
Ao alugar um carro você vai ter mais autonomia pra ir e vir quando e pra onde quiser. E também vai conseguir otimizar seu roteiro. Curaçao tem muitas praias e, pra conhecer (quase) tudo, o ideal é visitar mais de um no mesmo dia. Algumas ficam bem pertinho uma da outra.
As estradas estão em ótimo estado e o trânsito por lá é super tranquilo. Vi algumas pessoas falando que se perderam coisa e tal. Nós não tivemos problema algum, usamos o aplicativo
Maps.me que funciona
offline e foi excelente.
Mas, assim, se você não puder, quiser ou souber dirigir, uma opção seria contratar empresas pra fazer passeios às praias. Não vai sair muito barato, mas é uma solução. Já que táxis são caríssimos e a oferta e os horários de ônibus são limitados, sem falar que eles não chegam em todas as praias.
Uma dica de ouro: alugue o carro com antecedência. Uns amigos deixaram pra alugar carro lá e não tinha nenhum carro disponível. Eu geralmente dou preferência para as locadoras que ficam no próprio aeroporto, pois assim não precisamos gastar com transporte pra sair e voltar do aeroporto.
Mas em Curaçao as locadoras mais baratas no estão no aeroporto. Aí cabe você comparar e calcular o que vale a mais a pena. Algumas oferecem transfer do aeroporto até a locadora por "apenas" 20 dólares cada trecho. Eu disse "apenas" porque, muito provavelmente, se você pegar um táxi vai ser mais caro.
Eu pesquisei várias locadoras mas acabei fechando o aluguel do carro com o dono da
casa que nos hospedamos. Pagamos 38 dólares na diária do carro. O valor mais em conta que tínhamos visto era algo entre 45 e 50 dólares, numa dessas locadoras do centro. O que daria 45x5=225 (aluguel pra 5 dias) + 40 (
transfer ida e volta aeroporto) = 265 dólares.
Detalhe: nosso anfitrião nos levou e buscou no aeroporto como cortesia. Só nisso, já economizamos 40 dólares do transfer, mais 7 dólares por dia (considerando o aluguel mais baixo de todos) 7x5=35. Ou seja, uma economia de 75 dólares, mais ou menos uns 400 reais. Valeu muito a pena!
Se você alugar um carro, tenha em mente que a grande maioria dos postos de gasolina não aceitam cartão internacional, é só dinheiro em espécie. E, geralmente, funciona assim: 1º você paga e depois você mesmo abastece o carro.
Nós só precisamos abastecer o carro no final da viagem. Então, ficava mais complicado pagar antes e ficar adivinhando quanto faltava pra encher o tanque e também como era o último dia, já não tínhamos mais dinheiro em espécie. Então eu pesquisei horrores até encontrar um posto de gasolina que aceitava cartão internacional e que o pagamento era feito depois do tanque cheio. E tinha até frentista também. Foi uma mão na roda!
ONDE SE HOSPEDAR EM CURAÇÃO
Curaçao tem um ampla e diversificada rede hoteleira para todos os gostos e bolsos.
Muitos consideram a capital Willemstad a melhor localização de todas. A cidade é dividida em 2 partes: Punda e Otrobanda e é lá onde ficam as famosas casinhas coloridas de Curaçao e onde tudo acontece. Scharloo e Pietermaai estão ali do lado, coisa de 5 a 10 minutos caminhando. São também ótimas localizações.
Obviamente, as hospedagens ali costumam ser mais caras, né? Então, assim, se você estiver de carro, não vejo problema de ficar um pouquinho mais afastado. Seja pra economizar ou, pelo contrário, pra ficar em um hotel mais luxuoso de frente pro mar.
Eu, pra variar, estava viajando no modo econômico. Então, ficamos no
New Modern Apartment que é uma casa num condomínio residencial a 8 minutos de carro do centrinho. Todas as vezes que fomos à capital, conseguimos estacionar sem dificuldade ali nas ruas próximas à praça onde fica o letreiro de Curaçao, seja de dia ou à noite. Achei super de boa.
A casa que ficamos era espaçosa, confortável, tinha ar condicionado e ventilador (itens obrigatórios por lá, pelo menos no verão). E o principal: uma cozinha bem equipada, essencial pra economizar com alimentação.
|
Essa foi nossa casa por 5 dias em Curação |
Pagamos 50 dólares na diária e achei um excelente custo x benefício. Não apenas pela hospedagem em si, mas também porque alugamos o carro junto e pagamos mais barato por isso. Além disso, ainda pegamos 2 coolers emprestados para levar pra praia. Mais um ponto de economia.
OUTRAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
O QUE LEVAR NA MALA PARA CURAÇÃO
Faz bastante calor em Curaçao. Então, foque em roupas leves e confortáveis tanto pra cidade, quanto pras praias. À noite, em algumas épocas pode ter um vento mais fresquinho, então não esqueça um casaquinho leve.
Um item mais que essencial pras praias de Curaçao é uma
sapatilha dessas de mergulho, muitas praias lá são de pedra, não tem areia. E mesmo as praias de areia tem pedras e corais no mar. Ou seja, você vai usá-las muito. Se você quiser arriscar pra ver qual é, vai acabar tendo que comprar lá e pagar muito mais por isso. Escuta o que tô falando e já leva isso logo daqui de uma vez.
Você pode estar pensando: ah mas eu nem tenho o costume de ir em praia que precisa de snorkel. Será que vale a pena comprar? Vale! Com 2 aluguéis em dólar lá, você paga um kit desses em real aqui no Brasil. Sem falar que são poucas as praias que tem aluguel de snorkel. E se você deixar comprar lá, vai pagar muito mais caro. E se não comprar, nem alugar, vai perder um verdadeiro espetáculo que é a vida marinha de Curaçao. Vai por mim.
Eu sei que muita gente adora ficar torrando no sol pra pegar um bronze coisa e tal. Não é o meu caso. E se não for o seu também, eu sugiro que você leve, pelo menos, 1 dessas
blusas com fator de proteção solar, especialmente se gostar de fazer
snorkel. A gente fica tão entretido e encantando que perde a noção do tempo boiando na água. Uma
blusa com UV vai proteger muito!
Por fim, em Curaçao é muito comum as pessoas levarem cooler, isopor, bolsa térmica e afins pras praias com lanches e bebidas. Muitas praias não tem nenhuma estrutura de bar ou restaurante e as que tem costuma ser caro. Portanto, geral leva sua "farofa" pra praia.
Nós tivemos a sorte de ter 2 isopores a nossa disposição no casa que nos hospedamos. Usamos todos os dias. Levamos lanches, água, refrigerante e cerveja pra praia. Nós levamos aqui do Brasil nossos copos térmicos (o meu é
esse aqui) e também um
conjuntinho de talheres da Decathlon que sempre quebra um super galho.
Mas se você não tiver essa sorte, leve na mala uma bolsa térmica, tipo
essa aqui ou
essa outra que é maior e mais elaborada ou ainda
essa que é tipo uma mochila e super prática. Elas quebram um galho legal e vão te fazer economizar bastante.
De toda forma, se você não se programar pra levar daqui, qualquer lojinha ou supermercado da ilha irá vender caixas térmicas. Mas, não dá pra trazer de volta na mala, né? Então, vai ser um gasto pra usar só lá.
O QUE FAZER EM CURAÇAO
Sem dúvidas, o principal atrativo de Curaçao são suas praias. São 34 praias no total de estilos diferentes que agradam tanto aqueles que gostam de lugares mais rústicos e sem estrutura, quanto para os que preferem praias com grande estrutura de bares, restaurantes, lojas, piscinas e até baladas.
Além das praias, conhecer a linda capital Willemstad é obrigatório. Ok, você não é obrigado a nada, maaaas vai perder se não for, hein? Existem também alguns museus, alguns tours, bares e restaurantes bacanas.
Mas esse post já está grande demais. Vou deixar pra falar das praias e outros atrativos de Curaçao em um próximo post. Prometo dar todos os detalhes de tudo num próximo post. Combinado?
Tem muita dica também nos stories do Instagram. Deixei 2 destaques salvos com várias dicas de Curaçao. Confere lá! Curaçao 1 e Curaçao 2. E pra achar as fotos e reels publicados é só procurar por #RêVivendoCuraçao.
--
Tá indo viajar?
➥ Reserve sua hospedagem pelo Booking, o maior portal de hospedagem do Brasil. Garanta já o melhor preço e vários descontos. É rápido, fácil e seguro!
Booking.com
➥ Não se esqueça de fazer seu seguro viagem. A Real Seguros trabalha com as melhores seguradoras do país. Compare e escolha a melhor opção pra você. Viaje sem correr riscos!
➥ E se for alugar um carro, use o serviço da nossa parceira Rental Cars que compara preços e carros de várias locadoras no mundo todo!
✔
Você não paga nada a mais por nada disso, pelo contrário, economiza conseguindo os melhores preços e descontos! E ainda ajuda esse blog a se manter!! ✌
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui